A Azul (AZUL4) prestou esclarecimentos à Comissão Valores Mobiliários (CVM) sobre especulações na mídia de uma possível recuperação judicial.
O jornal O Globo relatou que a companhia não planeja solicitar Chapter 11, mas está implementando o plano estratégico Eleva ou Azul 6.0, que visa melhorar a gestão de custos e eficiência operacional, com um aumento de R$ 1 bilhão em receita para 2025.
O CEO da Azul, John Rodgerson, afirmou que a empresa deve faturar R$ 20 bilhões este ano. A CVM questionou a veracidade dessas informações e por que a Azul não tratou o assunto via fato relevante.
Em resposta, a Azul esclareceu que as informações veiculadas se baseiam em dados já divulgados publicamente e destaca que não se trata de novas projeções, mas sim de uma tendência refletida nas suas comunicações anteriores.
A empresa também afirmou que o plano Eleva está em implementação e visa aumentar a receita e reduzir custos.
Sobretudo, as ações da Azul caíram mais de 69% este ano, com o mercado preocupado com a situação financeira da companhia e rumores sobre negociações com bondholders para captar mais recursos.
Recentemente, a S&P Global Ratings rebaixou a classificação de crédito da companhia de B- para CCC+, com perspectiva negativa.