A Fitch Ratings reiterou os ratings de longo prazo em moedas estrangeira e local da Azul (AZUL4) em B-, além do rating nacional de longo prazo em BB(bra).
Ao mesmo tempo, manteve os ratings das notas seniores garantidas pela Azul Secured Finance LLP em B-/RR4 e dos bonds sem garantia da Azul Investments LLP em CCC+/RR5.
Contudo, a agência revisou a perspectiva dos IDRs de estável para negativa, e atribuiu também perspectiva negativa ao rating em escala nacional.
A decisão reflete as pressões significativas de caixa enfrentadas pela Azul, decorrentes de despesas elevadas com arrendamento e juros, volatilidade do real e variações nos preços dos combustíveis.
A companhia também depende fortemente do acesso ao mercado de crédito para financiar seu fluxo de caixa negativo e manter níveis adequados de liquidez.
Apesar dos desafios, os ratings da Azul são sustentados pela sua sólida posição de mercado no segmento regional da aviação civil brasileira e por margens operacionais robustas.
No entanto, a limitada diversificação geográfica e a exposição ao câmbio são considerações adicionais.
A Fitch destaca que, embora as métricas de crédito da Azul estejam razoavelmente adequadas em termos de alavancagem financeira, a alta alavancagem operacional pós-pandemia e os investimentos em curso exigem financiamento adicional.
A flexibilidade financeira da empresa está limitada devido à sua base já elevada de dívida com garantias.