A Azul (AZUL4) reafirmou nesta sexta-feira (10) que as conversas com Abra, controladora da Gol (GOLL4), continuam em andamento. Porém, a aérea destacou que até o momento não foi formalizado nenhum acordo – vinculante ou não – que estruturasse uma combinação de negócios entre as companhias.
A declaração da empresa surge após o jornal Valor Econômico afirmar que as companhias estariam próximas de assinar um Memorando de Entendimentos (MoU) para discutir uma eventual parceria.
A notícia do periódico destaca que a principal hipótese seria a criação de uma “corporation” sem controlador definido, que manteria as marcas separadas, similar ao modelo da união entre Avianca e Gol.
Diante do rumor, as ações tanto da Azul quanto da Gol dispararam mais de 6% na última quinta-feira (9).
Histórico de negociações entre Azul e Gol
As conversas entre a Azul e a Abra Group, controladora da Gol, sobre uma possível fusão ocorrem desde 2024.
Em maio do ano passado, as duas companhias anunciaram um acordo de codeshare, o que intensificou especulações sobre uma união mais profunda.
Em setembro, surgiram relatos de que a Azul explorava oportunidades com a Abra Group, o que indicou o início de discussões mais formais.
O avanço da fusão entre as duas companhias estaria condicionado à conclusão do processo de recuperação judicial (Chapter 11) da Gol, prevista para abril, e a outras questões, como aprovação regulatória e definição de governança.
Para o BTG Pactual, essa operação de criação de uma “campeã nacional” do setor pode atrair investidores e fortalecer a narrativa para uma futura abertura de capital da holding Abra.