Ações

Azul (AZUL4) suspenderá voos em 12 munícipios brasileiras; veja se a sua cidade será afetada

Nova medida da Azul entra em vigor em março de 2025 devido ao aumento dos custos operacionais e ajustes de demanda

Azul AZUL4
-

A Azul (AZUL4) informou que suspenderá suas operações em 12 cidades brasileiras a partir de 10 de março de 2025, devido ao aumento dos custos operacionais e à necessidade de alinhar a oferta à demanda.

A decisão impactará cidades como Barreirinhas (MA), Cabo Frio (RJ), Campos (RJ), Correia Pinto (SC), entre outras.

Que cidades não terão mais operações da Azul? 

As cidades afetadas pela mudança da Azul são: Barreirinhas (MA), Cabo Frio (RJ), Campos (RJ), Correia Pinto (SC), Cratéus (CE), Iguatú (CE), Mossoró (RN), Parnaíba (PI), Rio Verde (GO), São Benedito (CE), São Raimundo Nonato (PI) e Sobral (CE).

Além das suspensões, a companhia implementará mudanças em outras rotas.

A partir de 3 de março, ela operará os voos para Fernando de Noronha (PE) exclusivamente a partir de Recife (PE).

Já as rotas de Juazeiro do Norte (CE) terão como destino o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), o principal hub da companhia.

Em Caruaru (PE), a empresa usará aeronaves de menor porte, como o Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros, devido à baixa ocupação registrada na região.

Motivações para a decisão

De acordo com a Azul, a suspensão das operações foi impulsionada por fatores como: aumento nos custos operacionais, principalmente devido à alta do dólar e impactos da crise global na cadeia de suprimentos. 

Além disso, a companhia citou a necessidade de reavaliar constantemente a demanda e ajustar a oferta. 

Apesar de todas as alterações, a empresa assegurou que os passageiros afetados estão sendo informados com antecedência. A companhia também informou que os clientes terão o suporte necessário, de acordo com a regulamentações da Anac.

Planejamento da companhia 

A Azul afirmou que revisa sua estratégia operacional para atender às necessidades do mercado de maneira eficiente.

O Aeroporto Internacional de Viracopos garantiu que as mudanças não o afetarão, pois as rotas ligadas a Campinas permanecerão inalteradas.