A B3 (B3SA3) informou nesta sexta-feira (19), que foram divulgadas novas políticas de tarifação para os seguintes serviços no mercado à vista de renda variável: negociação e pós-negociação, e central depositária.
A princípio, as tarifas de negociação e pós-negociação serão definidas a partir do volume médio diário negociado (ADTV) no mês anterior por cada investidor e essas tarifas serão válidas para este investidor por todo o mês corrente, independentemente do tipo de investidor.
Já na central depositária, estão previstos:
- Isenção da tarifa de manutenção de conta de custódia para investidores não residentes;
- Início da cobrança da tarifa sobre saldo em custódia para investidores não residentes;
- Alterações nos valores da tarifa sobre saldo em custódia para todos os investidores;
- Fim da cobrança da tarifa de manutenção de programas de Depositary Receipts (DR);
- As datas de implementação das alterações serão definidas oportunamente, a depender, entre outros fatores, do prazo necessário para adaptação dos participantes do mercado.
Segundo a Bolsa, essas alterações visam simplificar e aprimorar a atual tabela de tarifação entre diferentes perfis de clientes, bem como garantir maior eficiência aos mercados em que atua, e são resultado de estudos iniciados em 2019 e amplamente divulgados em 2020, que dependiam de prontidão e adaptações do mercado para serem implementadas.
A B3 informa também que foram realizados backtests utilizando dados de 2023 para estimar o impacto financeiro das mudanças anunciadas e que o resultado não é considerado material para a companhia.