SpaceRecomendações

BB (BBAS3) e Itaú (ITUB4) serão destaques positivos da próxima temporada de balanços, diz Safra

Na ponta oposta, trarão resultados fracos Banrisul (BRSR6), Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11)

Sede do Banco do Brasil - Marcelo Camargo, da Agência Brasil
Sede do Banco do Brasil - Marcelo Camargo, da Agência Brasil

Para o Banco Safra, Banco do Brasil (BBAS3) e Itaú (ITUB4) serão os grandes destaques positivos dos balanços do quarto trimestre no setor financeiro. Na ponta oposta, trarão resultados fracos Banrisul (BRSR6), Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11).

Para as demais empresas que ligadas a seguros, BB Seguridade (BBSE3) e Porto Seguro (PSSA3) reportarão os melhores resultados, acreditam os analistas do Safra.

BB

De acordo com um material publicado nesta quinta-feira (6), Banco do Brasil deve registrar a maior expansão de receitas entre os bancos, impulsionado
pela contribuição positiva de NII e suas outras linhas de receita (especialmente, renda de equivalência patrimonial e Previ).

O Safra projeta que o banco atinja a metade do seu guidance de lucro líquido para o ano.

Itaú

Ainda pelo lado positivo, Itaú deve continuar com resultados positivos, dinâmica, com bom desempenho de NII e qualidade de crédito sob controle.

De acordo com o Safra, o banco deve sustentar ROAE acima de 21%.

Banco Pan (BPAN4)

Por outro lado, o Banco Pan (BPAN4) deve apresentar melhora sequencial, pois esperam que o banco registre uma boa expansão de portfólio e crescimento de lucros, apesar de preocupações com a deterioração da qualidade do crédito.

Entre os destaques negativos…

Santander e Brasdesco devem reportar resultados mais fracos, com pressões sobre a margem de lucro com mercado e qualidade de crédito, o que deve levar os ganhos de ambos os bancos a diminuírem em relação ao ano anterior.

Banrisul deve reportar resultados fracos, e perder o fundo do guidance na maioria das linhas, com fraco desempenho na expansão do crédito e NII em queda no EF22, apesar dos sinais positivos em qualidade de crédito.

O Safra espera que o ROAE fique na marca de 8,3% no ano (abaixo do fundo da orientação de 9%).

Tudo na mesma…

Para o BTG Pactual (BPAC11), analistas estimam resultados neutros, já que as principais linhas devem permanecer estáveis no trimestre, com leves pressões no OPEX que levarão a um declínio sequencial no lucro líquido, embora já esperado.

Entre os não bancos

O setor de seguros deve apresentar bom desempenho, disse o Safra.

BB Seguridade e Porto devem reportar bons resultados de ganhos, uma vez que o forte crescimento nos prêmios emitidos já refletem nos resultados operacionais das empresas. Além disso, ambas as companhias devem se beneficiar de bons resultados financeiros no trimestre.

A Cielo (CIEL3) também deve apresentar resultados positivos, impulsionados pelo crescimento de volume e preço tanto das operações no Brasil, quanto por Cateno.

Para a B3 (B3SA3), espera-se resultados mistos, já que o crescimento da receita foi impulsionado principalmente pela volatilidade do período eleitoral (como já antecipado por seus dados mensais), e OPEX ainda poderia compensar parte do aumento.

Do lado negativo, IRB Brasil RE (IRBR3) deve trazer resultados fracos, apesar do lucro líquido positivo dos dados de outubro, a empresa provavelmente vai apresentar resultados negativos no trimestre, com o fraco desempenho operacional e tendência parcialmente compensada pelos resultados financeiros.