A BIOMM (BIOM3) firmou uma parceria de desenvolvimento produtivo (PDP) com a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), a Wockhardt Ltd. e a Gerais, Comércio e Importação de Materiais e Equipamentos Médicos, Ltda (Gerais) para o desenvolvimento e produção de insulina humana.
O extrato do contrato, ainda sujeito à publicação na imprensa oficial do Estado de Minas Gerais (IOF), somente vai produzir efeitos legais após essa formalização.
A PDP representa um avanço importante na estratégia de internalização da produção de medicamentos no Brasil.
Objetivos de Biomm com a PDP e os benefícios esperados
O programa PDP, uma iniciativa do Ministério da Saúde, destina-se a reduzir a vulnerabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da produção interna de medicamentos essenciais.
Neste caso específico, a PDP visa atender a 50% da demanda anual de insulina humana do Ministério da Saúde.
A implementação deste programa deve beneficiar milhares de pacientes do SUS, e proporcionar um acesso mais seguro e eficiente a um medicamento crucial para o tratamento de diabetes, uma condição que, de acordo com a Biomm, trata-se de uma preocupação significativa de saúde pública.
Detalhes do contrato firmado
De acordo com o contrato firmado, a Wockhardt Ltd. se responsabiliza pela transferência de tecnologia relacionada à insulina humana (Wosulin®) para a BIOMM S.A. e para a FUNED.
O Wosulin®, atualmente importado, vai ser progressivamente produzido na fábrica da Biomm em Nova Lima, Minas Gerais (MG).
Essa mudança permite que o medicamento seja fornecido diretamente ao Ministério da Saúde, e pretende atender de forma mais eficiente a demanda nacional.
Histórico de distribuição do Wosulin®
Desde 2020, a BIOMM S.A. realiza a importação e distribuição do Wosulin® em todo o Brasil, tanto no mercado público quanto no privado.
O medicamento foi registrado no Brasil pela Gerais, Comércio e Importação de Materiais e Equipamentos Médicos, Ltda.
Próximos passos: As aprovações que ainda são necessárias
O início efetivo da transferência de tecnologia e o fornecimento ao Ministério da Saúde estão condicionados à aprovação final do Projeto Executivo pelos Comitês de Avaliação Técnica e Deliberativo das PDP.
A BIOMM S.A. aguarda essas aprovações para avançar com o cronograma estabelecido.