A Boa Safra Sementes S.A. (SOJA3) anunciou a criação de seu terceiro programa de recompra de ações, que começa a vigorar a partir de 23 de setembro.
A decisão foi formalizada em reunião do Conselho de Administração realizada na última sexta-feira, 13 de setembro.
Objetivos e efeitos econômicos do programa de recompra de ações de Boa Safra (SOJA3)
O programa visa maximizar o valor para os acionistas através de uma administração eficiente da estrutura de capital da Boa Safra (SOJA3).
As ações adquiridas serão mantidas em tesouraria para posterior cancelamento, alienação, ou uso para pagamento de remuneração baseada em ações aos administradores, entre outras finalidades permitidas por lei.
Segundo a Boa Safra, o programa pode gerar aos acionistas um retorno maior em dividendos e-ou juros sobre capital próprio, uma vez que as ações recompensadas não receberão proventos, o que resulta em um valor distribuído entre um número menor de ações.
Além disso, o cancelamento das ações pode aumentar o percentual de participação dos acionistas na Boa Safra (SOJA3).
Detalhes sobre ações e quantidade de recompra
Atualmente, a Boa Safra Sementes possui 57.422.585 ações ordinárias em circulação e 801.800 ações em tesouraria.
O novo programa prevê a recompra de até 2.760.571 ações ordinárias, o que representa 2,04% do total de ações da companhia e 4,810% das ações em circulação no mercado.
Execução e recursos disponíveis
As aquisições serão realizadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (B3), a preços de mercado.
A Diretoria da Boa Safra Sementes se responsabiliza por definir as datas e a quantidade exata de ações a serem adquiridas, e respeita os limites e o prazo estipulados pelo conselho de administração.
O financiamento do programa vai ser suportado pelas reservas de lucros e capital da Boa Safra (SOJA3).
A companhia dispõe atualmente de recursos no valor de R$ 27.656.000, conforme demonstrado nas informações financeiras intermediárias referentes ao período de seis meses encerrado em 30 de junho de 2024.
Prazo do programa de recompra de ações de Boa Safra (SOJA3)
O prazo para a realização das aquisições se inicia na próxima segunda-feira, 23 de setembro, e expira em 23 de setembro de 2025, com duração total de até doze meses.
A diretoria de Boa Safra (SOJA3) se responsabiliza por definir a quantidade de ações a serem compradas e as datas específicas das operações.
A vigência do Terceiro Programa de Recompra está sujeita à conclusão do segundo programa de recompra, que se encerra em 20 de setembro de 2024.
Intermediação das operações
As operações de recompra serão intermediadas pela XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A., que visa garantir a execução eficiente do programa.
Essa iniciativa visa proporcionar um melhor retorno aos acionistas e otimizar a estrutura de capital da Boa Safra Sementes, e consolida a estratégia da empresa em agregar valor a seus investidores e aprimorar a gestão de suas ações no mercado.