A Braskem (BRKM5) informou nesta segunda-feira (2), que seu novo Diretor Presidente, Roberto Prisco Paraíso Ramos, está avaliando mudanças nas estruturas e funções das diretorias da empresa.
Segundo a companhia, essa iniciativa tem como objetivo acelerar a implementação de medidas de eficiência para enfrentar o atual ciclo de baixa do setor petroquímico, alinhando as ações ao direcionamento estratégico da empresa.
Essa informação havia sido adiantada pelo colunista do O Globo, Lauro Jardim. No entanto, a companhia destacou que, até o momento, nenhuma decisão foi tomada.
Mudança de liderança na Braskem
Em novembro, a Braskem (BRKM5) anunciou que Roberto Bischoff seria substituído por Roberto Prisco Paraiso Ramos, no dia 30 do mês. Ramos foi indicado pela Novonor.
Diante disso, bancos como Santander, Citi e XP Investimentos avaliam que a troca de gestão será neutra para a companhia, dada a experiência de Ramos no setor petroquímico e sua ligação prévia com a Braskem.
O Santander mantém recomendação de compra para as ações, destacando fatores que podem mitigar o impacto do ciclo de baixa dos petroquímicos, como tarifas de importação mais altas, sazonalidade favorável em 2024 e ajustes nos preços do Brent e nafta.
O Citi não espera alterações no plano estratégico, apesar dos desafios enfrentados pela empresa, incluindo spreads reduzidos e riscos macroeconômicos.