SpaceRecomendações

Caixa Seguridade (CXSE3) pode vir a distribuir dividendos trimestrais, destaca Safra

Analistas projetam que a seguradora deve se beneficiar de resultados ainda mais fortes no segundo semestre deste ano

- Marcelo Camargo/Agência Brasil
- Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Banco Safra realizou um non-deal roadshow com executivos de Caixa Seguridade (CXSE3) na semana passada. Entre os presentes, Felipe Montenegro Mattos (CEO), Eduardo Costa Oliveira (CFO/IRO) e Matheus M. Marques, head de Finanças e gerente de RI.

Na ocasião, foi compartilhado que o impacto da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os impostos Pis e Cofins em relação a empresa foi neutro.

A seguradora havia provisionado aproximadamente R$ 1,2 bilhão (principalmente na operação run-off).

Embora o impacto desta decisão nos resultados da Caixa Seguridade seja considerado neutro, ainda persiste uma falta de clareza sobre o alcance e as implicações da decisão da Corte, de acordo com os analistas. A indústria busca maiores esclarecimentos sobre o assunto.

No evento, a Caixa Seguridade reconheceu ainda o vasto potencial inexplorado na base de clientes do banco estatal, uma vez que os atuais níveis de penetração se situam em modestos 2%.

Com um objetivo de longo prazo de atingir até 10% de penetração, existe um amplo espaço para crescimento e expansão, pontua o Safra.

De acordo com os analistas, a empresa pretende capitalizar as oportunidades de cross-selling, por meio de clientes de crédito à habitação, para potencializar a sua fidelização e confiança na instituição.

Canais alternativos como aplicativos móveis também desempenham um papel significativo em atingir o público-alvo.

Em outra frente, analistas consideram que, embora o programa Desenrola possa fornecer algumas oportunidades marginais, produtos como serviços de assistência ainda têm uma penetração de mercado relativamente baixa.

Embora a venda de assistência como um produto independente seja desafiadora, principalmente no segmento de baixa renda, a Caixa Seguridade reconhece a importância desta oferta.

A empresa pretende expandir seu portfólio de produtos em plataformas digitais, principalmente voltado para o segmento de baixa renda, que apresenta grande potencial de crescimento.

Durante a apresentação, a Caixa Seguridade reconheceu aos investidores que aumentar a liquidez de suas ações poderia gerar valor adicional para a empresa.

Enquanto o o free float atual de 17,25% cai ligeiramente abaixo do limite exigido de 20% definido pelo segmento Novo Mercado, um aumento incremental na liquidez contribuiria para um cenário mais favorável na percepção do mercado e potencialmente atrairia mais investidores.

No entanto, a decisão final sobre quaisquer medidas para aumentar a liquidez cabem, em última instância, à Caixa Econômica Federal, entidade controladora, consideradas as implicações estratégicas e os interesses de todas as partes interessadas envolvidas.

Após retração no quarto trimestre de 2022, a Caixa Econômica Federal (CEF) voltou a conceder crédito em bom ritmo no primeiro trimestre (ainda que abaixo dos níveis de 2022), o que pode beneficiar a Caixa Seguridade, especialmente nos resultados do segundo semestre.

De acordo com o Banco Safra, tal aumento deve vir acompanhado de ganhos de eficiência na parte operacional, e desempenho financeiro positivo, beneficiado pelo atual patamar da taxa básica de juros Selic.

Aos investidores, a seguradora esclareceu que ajusta sua carteira de investimentos de uma concentração historicamente alta em títulos prefixados para se adaptar mudanças nas taxas de juros, o que pode beneficiar os resultados da Caixa Seguridade principalmente no próximo ano.

Atualmente, maior parcela da carteira (60%) fora alocada em floating rate notes, mas pode haver retorno a investimentos de taxa fixa em algum momento.

Quanto a política de dividendos, a companhia planeja manter um payout ratio de 90% e explorar distribuições trimestrais. Atualmente, os dividendos são pagos semestralmente, mas isso pode mudar para uma distribuição trimestral no futuro.

Por fim, o Banco Safra não cobre as ações CXSE3 e, portanto, não possui classificação ou preço-alvo sobre os papéis.