O setor de supermercados no Brasil vai enfrentar um ritmo mais lento de expansão em 2025, impactado pela alta dos juros, afirmou o presidente do Carrefour Brasil (CRFB3), Stéphane Maquaire, durante conferência com analistas nesta quarta-feira, 19 de fevereiro.
“Podemos ter em 2025 um ano de menor quantidade de lojas abertas no atacarejo “, declarou o executivo, que reforçou que a empresa foca em desalavancagem e não em novas inaugurações.
Em 2024, aproximadamente 100 lojas foram abertas, número inferior ao apurado nos anos de 2023 e 2022.
De acordo com Maquaire, esse movimento reflete o cauteloso planejamento da empresa, controladora da bandeira Atacadão, frente às condições macroeconômicas.
Fechamento de capital pode acelerar decisões estratégicas
Outro ponto levantado pelo presidente do Carrefour Brasil foi a possibilidade de fechamento de capital da empresa pelo controlador francês Carrefour.
Se concretizado, esse movimento pode tornar os processos decisórios mais ágeis e contribuir para uma retomada mais acelerada da expansão da subsidiária no Brasil ao longo dos próximos anos.
Vendas de Carrefour (CRFB3) iniciam 2025 com desempenho positivo
O executivo comentou sobre o desempenho das vendas nos primeiros meses de 2025, e que os números indicam que os resultados de janeiro foram significativamente melhores que os de dezembro.
“As vendas de janeiro foram bem melhores que as de dezembro, quando vimos uma desaceleração em relação a novembro e outubro”, afirmou Maquaire.
Além disso, os primeiros dias de fevereiro também mostraram uma tendência de recuperação.