Economia

Carrefour (CRFB3) e Natura (NTCO3) terão forte crescimento dos lucros em 2024, dizem analistas

Algumas grandes empresas viram resultados não recorrentes impactarem os seus lucros em 2023, e estão prestes a concluir reestruturações com o poder de melhorar substancialmente os seus lucros a cada ano

- Divulgação
- Divulgação

Em relatório publicado nesta terça-feira, 2 de janeiro, o BTG Pactual (BPAC11) afirmou acreditar em um forte crescimento dos lucros de empresas listadas neste ano de 2024.

No material assinado por Carlos Sequeira, Osni Carfi, Guilherme Guttilla e Bruno Lima, o banco de investimentos projetou uma grande recuperação para o ano, com o crescimento de lucros consolidados – exceto Petrobras (PETR3)(PETR4) e Vale (VALE3) – em aproximadamente 20% ano a ano, enquanto estimam um recuo de 3,0% sobre o ano pasado. 

As empresas que vendem principalmente no mercado interno com um desempenho ainda melhor (+25% ano a ano). "Esperamos que os exportadores de commodities aumentem os seus lucros em 13,0%", acrescentaram.

A queda da taxa Selic (a Selic média em 2024 deve ser 10,25% vs. 13,25% em 2023) e, portanto, menores despesas financeiras impulsionarão os lucros das empresas em 2024, de acordo com o BTG Pactual.

Algumas grandes empresas viram resultados não recorrentes impactarem os seus lucros em 2023, declararam os analistas, e, com isso, e estão
prestes a concluir reestruturações com o poder de melhorar substancialmente os seus lucros a cada ano.

"Por exemplo,  dois gigantes do varejo Natura (vendas de ativos) e Carrefour (grande integração) devem reportar lucros muito mais fortes em 2024", apontaram Sequeira e time.