Em relatório publicado na noite da última segunda-feira (8), a XP Investimentos iniciou a cobertura das ações de Cosan (CSAN3) com recomendação de compra e um preço-alvo de R$ 31,80 por ação para o final deste ano – o que implica em um potencial de valorização de 108% sobre a cotação atual.
De acordo com os analistas Andre Vidal, Guilherme Nippes, Helena Kelm, Leonardo Alencar, Marcela Ungaretti e Pedro Bruno, o preço-alvo se baseia em uma avaliação Sum of the Parts – “SOTP”, que significa, em português, soma das partes.
Ou seja, o método considera as participações da companhia em Raízen (RAIZ4), Vale (VALE3), Compass, Rumo (RAIL3), Moove e Cosan Investimentos.
A tese de investimento pode ser resumida da seguinte forma:
(i) uma plataforma diversificada de ativos únicos e irreplicáveis;
(ii) um histórico excepcional de alocação eficiente de capital;
(iii) uma mentalidade de longo prazo, com várias opcionalidades de crescimento entre seus ativos.
Em geral, veem boas razões para investir diretamente na Cosan, para além do valor de suas partes. O investimento direto, de acordo com os analistas, seria a melhor maneira de se alinhar com o acionista controlador e se beneficiar de sua expertise em alocação de capital.
Além disso, a Cosan desponta como o único veículo disponível para investir na Compass e Moove e foi classificada como uma “máquina de alocar capital”.