
Em relatório publicado na quinta-feira (15), a Órama Investimentos recomendou uma operação de long e short com a compra de CSN (CSNA3) casada com a venda de CSN Mineração (CMIN3) como estratégia para se beneficiar de um descasamento muito alto entre preços de empresas parecidas.
A maior parte dos resultados de CSN, a controladora, são oriundos de CSN Mineração. Em paralelo, os resultados de CSN vêm da produção e venda de aço, cujos preços estão atrelados ao do minério de ferro (que a CSN Mineração produz).
A Órama Investimentos vê o descasamento como um movimento técnico de curto prazo e com isso há perspectiva de retorno aos patamares anteriores.
A operação foi montada por ter um horizonte substancialmente menor do que o natural para um investimento com base em análise fundamentalista, diz Phil Soares, CFA da Órama Investimentos.
Com a operação, o analista busca 15% de retorno em até 180 dias.
A Órama recomenda liquidar metade da operação no primeiro objetivo e o restante no segundo objetivo. Caso os preços caminhem adversamente, indica-se cancelar a operação com 12% de perda, no ratio do stop loss.
Qualquer mudança de sentimento do mercado em relação ao setor de aço e minério de ferro deve afetar tanto as ações da CSN quanto às da CSN Mineração, então o investidor fica protegido deste tipo de impacto, diz Soares.
A Órama aponta que a operação busca que os investidores se beneficiem dos preços relativos.
Veja detalhes:
A estratégia de Long & Short (Comprado & Vendido) consiste em uma operação casada (simultânea), na qual um investidor mantêm uma posição comprada em uma ação e vendida em outra, no intuito de obter um residual financeiro da operação quando encerrá-la.
Esta operação tem caráter não direcional e permite alavancagem financeira, já lastreada com margens de garantia.
O comportamento do par pode não suceder da forma esperada. Neste caso, a Órama Investimentos indica o encerramento da operação de acordo com a sugestão de stop loss.
A operação de Long & Short envolve riscos e pode trazer prejuízos ao investidor. Este tipo de operação se recomenda para investidores com bons conhecimentos sobre o mercado de renda variável, com a importância de definir o valor financeiro a ser exposto nesta estratégia.
O encerramento da operação, tanto no objetivo de lucro, quanto no preço de stop loss, ocorre mediante a realização das operações inversas às inicialmente executadas, em respeito às respectivas quantidades.
A venda descoberta referente à ponta Short da operação requer o aluguel da mesma, sendo indicado o contato com a Mesa de Operações da corretora a fim de verificar a disponibilidade e custos envolvidos.