Ações recomendadas

CSN (CSNA3): Genial Investimentos recomenda manter ações; confira o porquê

Análise destaca a complexidade do cenário global para a indústria siderúrgica, mas boas perspectivas para futuro

CSN - CSN
CSN - CSN

Nesta segunda-feira (13), após o fechamento do mercado, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Cia. Metalúrgica do Pecém (CMIN) divulgarão seus resultados do terceiro trimestre de 2023 – em relatório colocando o desempenho das empresas em perspectiva, a Genial Investimentos diz que a expectativa é de números consolidados mais favoráveis para a CSN, que tem se beneficiado da diversificação de múltiplos negócios, enquanto recomenda manter as ações.

A Genial indica que, embora a unidade de siderurgia possa registrar uma retração na receita, esse impacto será mais do que compensado por melhorias na mineração (CMIN) e um desempenho positivo na unidade de negócios de cimentos. A recente aquisição da LaFarge Holcim está começando a gerar sinergias, impulsionando essa divisão.

Os analistas alertam para os reflexos negativos da conjuntura macro global, especialmente no segmento de siderurgia. A competição com as exportações chinesas tem pressionado o mercado brasileiro, levando a descontos nos preços do aço plano para manter volumes e market share diante do aço importado.

No entanto, a análise da Genial destaca que a CSN pode compensar parcialmente a desafiadora situação na siderurgia com o desempenho mais positivo na mineração. Espera-se que a CMIN mantenha altos níveis de produção de minério de ferro, contribuindo para resultados consolidados mais robustos. O enfoque em minério de ferro do tipo low grade e a redução da penetração de minério de terceiros nas vendas totais são fatores positivos esperados para o terceiro trimestre.

Quanto ao endividamento, é destacado que a alavancagem da CSN Holding, um desafio persistente, pode apresentar um progresso lento em relação às metas divulgadas anteriormente. Espera-se uma Dívida Líquida/EBITDA de 2,5x para 2023, um número que está fora do target de 1,7-2,0x anunciado anteriormente.

Apesar dos desafios, a diversificação de negócios da CSN Holding, incluindo mineração e cimentos, pode amortecer o impacto da siderurgia, destacando a importância dessa estratégia em um mercado volátil. A expectativa é que a CSN Holding seja a única entre os players de siderurgia a apresentar EBITDA crescente neste trimestre.

Em relação ao preço das ações, a Genial Investimentos ajustou o preço-alvo para R$14,25, refletindo premissas pessimistas para os preços de aços planos. A recomendação é de manter, com um upside de +12,47%.

Para a CMIN, considerou-se a confiabilidade crescente da companhia e a projeção de uma produção mais forte e melhores condições no preço do minério de ferro. O preço-alvo foi elevado para R$7,20, e a recomendação foi ajustada para compra.