Ações

DESTAQUES CORPORATIVOS DE HOJE - Americanas, Eletrobras, Sabesp, Vale e mais

Veja aqui as principais notícias das grandes empresas brasileiras, entre avisos aos acionistas, comunicados ao mercado e fatos relevantes

Fachada Eletrobras - Eletrobras
Fachada Eletrobras - Eletrobras

Americanas (AMER3), Eletrobras (ELET3)(ELET6), Sabesp (SBSP3) e Vale (VALE3) são algumas das companhias que protagonizam o noticiário corporativo desta terça-feira, 2 de julho.

EMPRESAS

Veja aqui as principais notícias das grandes empresas brasileiras, entre avisos aos acionistas, comunicados ao mercado, fatos relevantes e mais informações da imprensa especializada:

INFORME CORPORATIVO

AMERICANAS (AMER3)

Bancos como Credit Suisse e Itaú (ITUB4) delataram à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) vendas de ações por coordenador da Americanas (AMER3) antes da divulgação do rombo bilionário da varejista, em janeiro de 2023, informou a agência Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

O Ministério Público Federal (MPF) informou que a ex-diretora Anna Saicali realizou “manobras de blindagem patrimonial” para tentar proteger seus bens durante o curso das investigações sobre a fraude contábil da empresa.

As informações são de Broadcast e Valor Econômico.

AUREN (AURE3): CADE APROVA AQUISIÇÃO DE AES BRASIL (AESB3)

Na última terça-feira (2), a Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou definitivamente a aquisição de AES Brasil (AESB3) pela Auren Energia (AURE3).

Com isso, a condição precedente relativa à aprovação do CADE foi concluída, e remanescem pendentes outras condições precedentes para a conclusão da transação, como a aprovação da operação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

ELETROBRAS (ELET3) CONCLUI PROGRAMA DE RECOMPRA DE AÇÕES

Na última terça-feira (2), a Eletrobras (ELET3)(ELET6) informou que concluiu o programa de recompra de ações.

Foram adquiridas na B3 – Brasil, Bolsa e Balcão a preço de mercado 46.770.200 ações ordinárias (ON)(ELET3) e 7.032.800 ações preferenciais de classe B (PNB)(ELET6) de emissão própria, no total de cerca de R$ 1,970 bilhão.

As ações recompradas serão mantidas em tesouraria, observados os objetivos previstos quando da instituição do programa, e podem ser canceladas ou alienadas no futuro.

ENERGISA (ENGI11)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) permitiu um reajuste médio de 8,95% na tarifa da Energisa Tocantins.

SABESP (SBSP3): ONDAS, PT E SINTAEMA VÃO À JUSTIÇA CONTESTAR OFERTA DE AÇÕES

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Paulo encaminhou uma representação ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) para que sejam adotadas medidas para apurar um possível conflito de interesse na atuação da presidente do conselho de administração da Sabesp (SBSP3)Karla Bertocco, junto à Equatorial Energia (EQTL3).

O pedido se baseia em uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo que mostrou que Bertocco ocuparia, até dezembro passado, um cargo no conselho de administração da Equatorial Energia, empresa que foi a única interessada em virar analista de referência da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

Em outra frente, o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SINTAEMA) e o Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS) entraram com uma representação junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) para contestar a oferta de ações.

Como próximo passo, as entidades pretendem recorrer ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).

As partes questionam o cálculo do valuation utilizado pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para precificar a operação e o volume de investimentos que devem ser feito pela companhia nos próximos anos.

As informações são dos jornais O Estado de S.Paulo e Valor Econômico.

VALE (VALE3): CONFIRA DATAS DE DIVULGAÇÃO DO RELATÓRIO DE PRODUÇÃO E VENDAS E DO BALANÇO DO 2º TRIMESTRE DE 2024

A Vale (VALE3) informou que vai apresentar o relatório de produção e vendas do segundo trimestre de 2024 no dia 16 de julho (terça-feira), após o fechamento dos mercados.

Já a divulgação do balanço financeiro apurado entre os meses de abril e junho vai ocorrer no dia 25 de julho (quinta-feira), após o fechamento dos mercados.

VALE (VALE3): LULA EXIGE INDENIZAÇÕES POR BARRAGENS ROMPIDAS

Na última terça-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a mineradora Vale (VALE3) em razão das tragédias ambientais motivados por rompimentos de barragens nos municípios mineiros de Mariana e Brumadinho.

“Até hoje, a Vale não pagou os prejuízos que as pessoas tiveram. Eu falei para o Rui Costa [Casa Civil] que temos que chamar a Vale e exijo que ela pague os prejuízos que as pessoas tiveram”, declarou, em evento político em Pernambuco (PE).

As informações são do jornal Valor Econômico.