Empresas

DESTAQUES CORPORATIVOS - Intelbras, Petrobras, Suzano, Vale e muito mais

Veja aqui as principais notícias das grandes empresas brasileiras, entre avisos aos acionistas, comunicados ao mercado, fatos relevantes e mais informações da imprensa especializada

Edifício sede da Petrobras na Avenida Chile, centro da cidade.
Edifício sede da Petrobras na Avenida Chile, centro da cidade.

Intelbras (INTB3), Petrobras (PETR3)(PETR4), Suzano (SUZB3) e Vale (VALE3) são as companhias que protagonizam os destaques corporativos.

Empresas

Veja aqui as principais notícias das grandes empresas brasileiras, entre avisos aos acionistas, comunicados ao mercado, fatos relevantes e mais informações da imprensa especializada:

Balanços

Nesta semana de 28 de outubro a 1 de novembro, o mercado financeiro aguarda pela divulgação de resultados da temporada de balanços do terceiro trimestre de 2024.

Ambev (ABEV3), Bradesco (BBDC4) e WEG (WEGE3) compõem a agenda.

A Intelbras (INTB3) programou a divulgação de seus números para após o fechamento dos mercados nesta segunda-feira, 28 de outubro.

Informe corporativo

Biom (BIOMM3): Renato Barbeiro renuncia

Entre os destaques corporativos, Renato Barbeiro renunciou ao cargo de diretor financeiro (CFO) e de Relações com Investidores da Biom (BIOM3).

Para ocupar a posição interinamente, o conselho de administração nomeou Heraldo Carvalho Marchezini, atual diretor-presidente, como novo diretor financeiro.

Eneva (ENEV3) conclui aquisição de Linhares Energia

A Eneva (ENEV3) anunciou a conclusão da aquisição da Linhares Brasil Energia, juntamente com a associação com o BTG Pactual (BPAC11).

A operação inclui a compra de ações da Geradora de Energia do Maranhão, e a Eneva confirma que ainda existem condições a serem atendidas para o fechamento completo da transação.

Petrobras (PETR4) avança em projeto de fertilizantes

O conselho de administração da Petrobras (PETR3)(PETR4) aprovou a continuidade da implementação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), situada em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.

Com um investimento estimado de R$ 3,50 bilhões, a unidade foi prevista para iniciar suas operações em 2028.

A decisão foi baseada em uma reavaliação criteriosa do projeto, que demonstrou sua viabilidade econômica nas diretrizes do Plano Estratégico 2024-2028.

A decisão, fundamentada em criteriosa reavaliação do projeto, à luz das premissas do Plano Estratégico 2024-2028, sua atratividade econômica confirmada”, afirmou a Petrobras.

A UFN-III visa produzir anualmente cerca de 1,2 milhão de toneladas de ureia e 70 mil toneladas de amônia, em atendimento principalmente os mercados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo.

Esses produtos são essenciais para a produção de fertilizantes e petroquímicos, além de serem fundamentais para o agronegócio brasileiro.

Randon (RAPT4): S&P eleva rating

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) anunciou a elevação do rating corporativo da Randon (RAPT4) na Escala Nacional Brasil de brAA+ para brAAA, com perspectiva “estável”.

Esta melhoria reflete a expectativa de que a empresa consolide com sucesso suas recentes aquisições, que são estratégicas para diversificar suas operações fora do Brasil e aumentar a representatividade no segmento de peças de reposição.

A S&P destacou o crescimento orgânico consistente que a Randon pode esperar nos próximos anos, impulsionado por uma recuperação nas vendas no mercado automotivo e pela ampliação de capacidade nas novas plantas em Mogi Guaçu.

Vale (VALE3) nomeia Marcelo Bacci como CFO

Em uma movimentação significativa, a Vale (VALE3) anunciou que seu conselho de administração aprovou a nomeação de Marcelo Bacci como novo vice-presidente executivo de Finanças e de Relações com Investidores.

A transição foi agendada para começar no dia 2 de dezembro deste ano.

A escolha de Bacci para o cargo foi realizada com rigor, em respeito às políticas internas da empresa e com o apoio da consultoria especializada Russell Reynolds.

Antes de assumir na Vale, Marcelo Bacci atuou como CFO da Suzano (SUZB3) por uma década.

Durante sua carreira, ocupou posições de liderança em conselhos de administração de diversas empresas, como o Grupo Suzano, e outras organizações no Brasil, como Energisa (ENGI11) e BRF (BRFS3).

E quanto à Suzano (SUZB3)?

Com a saída de Bacci, a Suzano (SUZB3) anunciou a nomeação de Marcos Moreno Chagas Assumpção, atual diretor de planejamento financeiro e M&A, como o novo vice-presidente executivo de Finanças e de Relações com Investidores.

Com uma carreira de vinte e cinco anos, Assumpção traz uma vasta experiência, inclusive dezessete anos na área de Equity Research de instituições financeiras renomadas como Itaú BBA e Bank of America – Merrill Lynch.

Santos Brasil (STBP3): último dia para garantir acesso a dividendos e juros sobre o capital próprio (JCP)

Entre os destaques corporativos, nesta segunda-feira, 28 de outubro, a Santos Brasil (STBP3) utiliza o dia como DATA COM (ou data de corte) para dividendos e juros sobre o capital próprio (JCP).