O futuro da governança

Eletrobras (ELET3): Acionistas deliberarão sobre acordo com a União e elegerão novo conselho de administração

Companhia pautou a aprovação do Termo de Conciliação com o Governo Federal, com a pretensão de encerrar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.385

Sobre o Apoio

Ipê Investimentos Investimentos Acessar site
Eletrobras (ELET3): Acionistas deliberarão sobre acordo com a União e elegerão novo conselho de administração

A Eletrobras (ELET3)(ELET6) publicou nesta quinta-feira (10) uma carta aberta aos acionistas, com a convocação para as Assembleias Geral Ordinária (AGO) e Extraordinária (AGE), que ocorrerão no próximo dia 29 de abril. A companhia pautou a aprovação do Termo de Conciliação com o Governo Federal, com a pretensão de encerrar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.385.

A ADI questiona o limite de 10% nos direitos de voto dos acionistas, e o acordo tem sido considerado essencial para manter a Eletrobras (ELET3)(ELET6) como uma empresa de capital pulverizado (corporation), preservar sua estabilidade institucional e garantir a continuidade da estratégia de longo prazo.

Conforme o termo proposto, o governo vai poder indicar três membros ao conselho de administração e um membro do Conselho Fiscal, sem direito à participação nas eleições gerais. Além disso, a proposta isenta a companhia de compromissos financeiros com a Eletronuclear e autoriza a venda da participação na estatal.

A carta também menciona a renovação parcial do Conselho de Administração, com destaque para os nomes de Carlos Marcio Ferreira e Pedro Batista de Lima Filho, ambos com extensa trajetória no setor elétrico e indicados por acionistas de peso.

A Eletrobras (ELET3)(ELET6) reforçou a importância da aprovação do acordo e da nova composição do CA, e apontou que essas medidas são fundamentais para garantir a governança e a evolução sustentável da companhia no mercado.