Investidores aguardam a realização de uma oferta bilionária de ações nesta quinta-feira, 18 de julho: a venda de papéis que a Eletrobras (ELET3)(ELET6) possui da transmissora de energia Isa Cteep (TRPL4) em oferta secundária.
A captação pode chegar a R$ 3,5 bilhões com a venda de lotes extras, caso mais de 70 milhões de ações sejam vendidas.
Atualmente, a Eletrobras possui 9,70% das ações ordinárias (ON) de Isa Cteep e 52,4% dos papéis preferenciais (PN).
No total, a empresa detém uma participação de 35,70% na transmissora, que possui um valor de mercado atual aproximado de R$ 20 bilhões.
Com a venda, a ex-estatal passaria a deter 20,10% das ações preferenciais (PN) e 16,10% do total de Isa Cteep, explica Victor Bueno, analista de renda variável da Nord Research.
Ele explica que a oferta vai ser destinada a investidores profissionais, em especial fundos long only e hedge funds locais.
“Além disso, a Isa Cteep também realiza esforços para a colocação das ações fora do país, com foco em investidores qualificados americanos”, escreveu Bueno.
Em outubro de 2023, a Eletrobras já havia tentado realizar uma oferta para vender suas ações de Isa Cteep, mas desistiu ao constatar que precisaria da aprovação de seus debenturistas para a venda. Um mês antes, a Eletrobras já havia vendido sua participação na Copel (CPLE6).
Tal aprovação foi obtida em junho deste ano.
“Essa estratégia visa reduzir participações minoritárias consideradas não estratégicas, simplificar e otimizar o portfólio, além de controlar a alavancagem que crescia nos últimos anos (dívida líquida/EBITDA saiu de 1,0x para 2,5x em poucos trimestres)”, completa o analista.