Ações

Eletrobras (ELET6) faz proposta para incorporação da Eletropar (LIPR3)

Assunto será deliberado na Assembleia-Geral Extraordinária (AGE), marcada para o dia 29 de abril de 2025

Sobre o Apoio

Ipê Investimentos Investimentos Acessar site
Eletrobras
-

A Eletrobras (ELET3)(ELET6) informou nesta sexta-feira (28), uma proposta de incorporação para a Eletropar (LIPR3), a ser submetida à Assembleia-Geral Extraordinária (AGE), marcada para o dia 29 de abril de 2025.

A proposta, aprovada pelo Conselho de Administração da Eletropar, visa simplificar a estrutura societária e otimizar a governança da Eletrobras.

“Com a incorporação da Eletropar pela Eletrobras, as atividades antes desempenhadas pela Eletropar passarão a ser diretamente administradas pela Eletrobras”, afirmou a empresa no comunicado.

Objetivo e benefícios da incorporação

De acordo com o comunicado, a incorporação visa extinguir a Eletropar e transferir seus direitos e obrigações para a Eletrobras.

“Com a extinção da Eletropar, a Eletrobras terá uma estrutura mais simplificada, permitindo maior celeridade no processo decisório e uma governança corporativa aprimorada”, destacou a companhia.

A administração da Eletropar estima que o custo da operação de incorporação será de aproximadamente R$ 348 mil, englobando despesas com publicações, auditores, advogados e outros profissionais envolvidos no processo.

Relação de substituição das ações

A operação envolverá a substituição das ações da Eletropar por ações ordinárias da Eletrobras. O Comitê Independente Especial da Eletropar recomendou uma relação de troca de 1 ação ordinária da Eletropar (LIPR3) para 0,80 ação ordinária da Eletrobras (ELET3).

O Conselho de Administração da Eletropar, em reunião realizada em 27 de março de 2025, aprovou essa relação de troca, que será submetida à aprovação dos acionistas na AGE.

Avaliação

A operação também inclui detalhes sobre a avaliação do valor das ações envolvidas.

A relação de troca recomendada pelo laudo de avaliação elaborado pela Ernst & Young Assessoria Empresarial Ltda. (EY) foi de 1 ação ordinária da Eletropar para 0,5296 ação ordinária da Eletrobras, sendo essa relação menos favorável para os acionistas da Eletropar em comparação à proposta aprovada pelo Comitê Independente.

Acionistas da Eletropar dissidentes da operação terão direito de recesso, conforme previsto no artigo 137 da Lei das Sociedades por Ações.

“O direito de recesso será equivalente ao valor do patrimônio líquido contábil da Eletropar, que em 31 de dezembro de 2023 era de R$ 18,4635 por ação”, informou a Eletropar.