A Eve, controlada pela Embraer (EMBR3), finalizou sua primeira simulação de operação com eVTOLs, os carros voadores da empresa, entre 21 e 25 de outubro em Carapicuíba, São Paulo.
Os testes foram realizados em parceria com a Revo, que já encomendou 50 eVTOLs, utilizando helicópteros como substitutos durante a simulação.
O software Vector, desenvolvido pela controlada da Embraer, monitorou os voos em tempo real, ajustando velocidade e rota para evitar conflitos com aeronaves comerciais.
O sistema visa otimizar a operação, economizando combustível e tempo. Embora a implementação de eVTOLs ainda não seja uma realidade, o Vector deve ser integrado a outros sistemas do setor.
O CEO da Revo, João Welsh, prevê que o preço das passagens para voos com eVTOLs será superior a US$ 100 inicialmente, devido aos altos custos operacionais.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) está desenvolvendo um programa de gerenciamento de tráfego aéreo urbano (UATM) para incluir esses veículos, movendo-se em direção a operações aéreas urbanas sustentáveis no Brasil.