Ações

Embraer (EMBR3) entra em fundo de investimentos e recebe mais de US$ 200 mi para voos sustentáveis

Mecanismo é da United Airlines Ventures, que tem 22 parceiro em diversos setores da indústria de aviação mundial

Funcionários ajeitam letreiro da Embraer durante exposição em Las Vegas - REUTERS/David Becker
Funcionários ajeitam letreiro da Embraer durante exposição em Las Vegas - REUTERS/David Becker

A Embraer (EMBR3) anunciou, na última quarta-feira (14), que aderiu ao fundo de investimento da United Airlines Ventures para voos sustentáveis.

A princípio, esse mecanismo foi desenvolvido para incentivar startups com projetos para aumentar o fornecimento e disponibilidade de SAF (Combustível Sustentável de Aviação, na sigla em inglês).

Criado em 2023 pela United Airlines, o fundo tem 22 parceiros de diversos setores da indústria de aviação mundial. Segundo a Embraer, o fundo já comprometeu mais de US$ 200 milhões a empresas que desenvolvem processos de descarbonização do transporte aéreo.

A entrada de fabricante de aviões brasileira foi conduzida pela divisão Embraer Ventures. Esse braço da empresa cuida dos investimentos em participações minoritárias de startups. Atualmente, a Embraer detém uma carteira de diversos fundos para investir no Brasil e no mundo e mais de 40 pequenas empresas investidas.

A participação da Embraer no fundo internacional é estratégica para solidificar a empresa no desenvolvimento de biocombustíveis para aviação. A companhia tem a meta de zerar suas emissões líquidas até 2040 e já iniciou, em outubro do ano passado, os primeiros testes em aviões com combustíveis renováveis.