O CEO da Embraer (EMBR3), Francisco Gomes de Neto, revelou em uma entrevista à Bloomberg TV, realizada nesta quinta-feira, 17 de outubro, que a fabricante brasileira considera expandir sua linha de jatos regionais e executivos.
Durante a entrevista, ele não descartou a possibilidade de desenvolver um novo modelo para competir diretamente com os populares jatos 737 da Boeing e A320 da Airbus.
Embraer (EMBR3) confirma estudos para novos produtos em andamento
“Ainda não temos planos concretos”, afirmou Neto ao ser questionado sobre as intenções de entrar em um segmento de mercado dominado por grandes concorrentes.
Analistas do setor têm especulado há algum tempo sobre a possibilidade de a Embraer (EMBR3), terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, entrar no mercado de jatos maiores.
Essa movimentação poderia demandar investimentos de dezenas de bilhões de dólares e levar anos até sua efetivação.
Embraer (EMBR3) não foca em expansão, mas sim em consolidação
Neto enfatizou que a prioridade da Embraer neste momento não seria a expansão, mas sim a consolidação e venda dos produtos que já fazem parte de seu portfólio.
“Ainda não temos planos de crescer. Temos um portfólio de produtos muito jovem”, ressaltou durante a entrevista.
Avaliação de novas aeronaves
De acordo com informações do jornal The Wall Street Journal, a Embraer considera o desenvolvimento de uma nova aeronave do tipo narrow-body, caracterizada por uma única passagem e uma fuselagem estreita.
Essa nova aeronave, se concretizada, competiria com os modelos 737 Max da Boeing e A320 da Airbus.
Situação atual da aérea
Após o alvoroço em torno da possível nova linha de aeronaves, a Embraer confirmou que não possui planos para “um ciclo específico de investimentos neste momento”.
O foco permanece na revisão e otimização de acordos relacionados aos seus jatos regionais, como o modelo E2, além da linha de jatos executivos.
Desempenho da Embraer (EMBR3) no segundo trimestre
Entre abril e junho deste ano, a Embraer entregou um total de quarenta e sete aeronaves, uma a menos em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Dentre as entregas, vinte e sete eram jatos executivos, incluindo os modelos Phenom 300 e Praetor 600, enquanto dezenove eram aviões comerciais.
Apesar da leve queda nas entregas, a empresa registrou um aumento de 50,6% em seu lucro líquido ajustado em relação ao ano passado, com receitas em alta de 23,00%.
Para o restante de 2024, a Embraer projeta entregar entre 72 a 80 aeronaves no segmento de aviação comercial, além de cento e vinte e cinco a cento e trinta e cinco jatos executivos.
Essas expectativas demonstram a determinação da empresa em manter um fluxo constante de produção e entregas, consolidando sua posição no mercado.