Parceria estendida

Embraer (EMBR3) firma acordo de até R$ 40,4 bilhões para vender 182 jatos executivos à Flexjet

O acordo abrange uma frota composta pelos modelos Praetor 600, Praetor 500 e Phenom 300E, além de um pacote abrangente de serviços e suporte

Embraer (EMBR3)
Foto: reprodução/Embraer

A Embraer Executive Jets, divisão da Embraer (NYSE: ERJ – B3: EMBR3), e a Flexjet, uma das líderes globais no mercado de propriedade compartilhada de jatos executivos, anunciaram um novo e histórico contrato de aquisição.

O acordo abrange uma frota composta pelos modelos Praetor 600, Praetor 500 e Phenom 300E, além de um pacote abrangente de serviços e suporte.

Com um valor estimado em até US$ 7,0 bilhões, e considerados os preços de tabela atuais, essa transação representa o maior pedido já realizado pela Flexjet em seus 30 anos de operação e também o maior pedido firme de jatos executivos da Embraer.

Flexjet reafirma compromisso com a Embraer (EMBR3) e expande frota global

A parceria entre as empresas se fortalece após a Flexjet reafirmar seu compromisso como primeiro cliente frotista dos jatos Praetor da Embraer.

Além disso, a empresa também introduz a nova geração do Phenom 300E em seu portfólio global.

Com essa encomenda, a frota da Flexjet deve quase dobrar de tamanho nos próximos cinco anos.

Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Executive Jets, destacou a importância desse compromisso renovado entre as duas empresas:

Estamos muito satisfeitos com o compromisso renovado da Flexjet com a Embraer por meio desse abrangente contrato de compra, que fortalece ainda mais nossa parceria estratégica de mais de 20 anos. Estamos muito animados em poder continuar oferecendo aos clientes da Flexjet acesso aos nossos jatos Phenom, líderes de mercado, e aos jatos Praetor, os melhores de suas respectivas categorias.

Mais de duas décadas de parceria e crescimento

A colaboração entre a Embraer e a Flexjet foi iniciada em 2003, quando a Flight Options, empresa posteriormente integrada à Flexjet em 2015, tornou-se a primeira operadora de propriedade compartilhada a adicionar o Legacy Executive à sua frota.

Desde então, essa parceria tem crescido exponencialmente e consolida a presença dos modelos Praetor 600, Praetor 500 e Phenom 300 na frota global da Flexjet.

Em um depoimento sobre a nova expansão, Michael Silvestro, CEO da Flexjet, celebrou a continuidade da relação de longo prazo com a fabricante brasileira:

Ao completarmos 30 anos de Flexjet, nos parece apropriado estender nosso relacionamento profícuo e de longo prazo com a Embraer com este pedido firme histórico. Desde 2003, recebemos mais de 150 aeronaves Embraer. Ambos, o Praetor 500 e o Praetor 600, são aeronaves de alto desempenho na frota da Flexjet. O Praetor 600 foi tão bem aceito na Europa que optamos por incluí-lo em nossa frota norte-americana em 2023, aumentando nosso portfólio de jatos Embraer nos dois continentes. E como primeira empresa a oferecer propriedade compartilhada do Praetor 500, nossos técnicos de manutenção e pilotos estão intimamente familiarizados com a aeronave e animados com o crescimento contínuo dessa frota.

O histórico da parceria entre Embraer (EMBR3) e Flexjet

A Flexjet tem um longo histórico como primeiro cliente frotista de três modelos revolucionários da Embraer:

  • Legacy Executive em 2003
  • Phenom 300 em 2010
  • Legacy 450 em 2016
  • Praetor 500 e Praetor 600 em 2019

Além disso, as duas empresas comemoraram juntos marcos importantes na indústria da aviação executiva, como:

  • A entrega do 100º jato Phenom 300, em 2012
  • A entrega do 1.000º jato executivo da Embraer, um Legacy 500, em 2016

Essas aeronaves redefiniram suas respectivas categorias, com destaque para o Phenom 300, que se consolidou como o jato executivo leve mais vendido do mundo por 12 anos consecutivos, de acordo com o relatório da General Aviation Manufacturing Association (GAMA).

O Legacy 450 e o Legacy 500 trouxeram inovações tecnológicas significativas ao mercado, sendo as primeiras aeronaves fly-by-wire na frota da Flexjet.

Essa tecnologia avançada proporciona maior precisão de controle, desempenho superior e uma experiência de voo aprimorada.

Graças a esses avanços, as aeronaves conseguem oferecer o desempenho de modelos maiores com a economia de um jato de porte médio.