Nesta segunda-feira (15), a agência de classificação de risco Fitch afirmou os IDRs (sigla em inglês para Issuer Default Ratings) de longo prazo em moedas estrangeira e local BB+ da Embraer (EMBR3), com rating nacional de longo prazo AAA(bra).
A agência afirmou ainda o rating BB+ das notas sem garantias emitidas pela Embraer Netherlands Finance BV. A perspectiva dos IDRs foi revisada para positiva, de estável.
A perspectiva positiva reflete a melhora do perfil de produção e de entregas da Embraer e a crescente geração de fluxo de caixa operacional, que deve beneficiar os indicadores de crédito.
A Fitch reconhece que problemas recentes com fornecedores adiaram melhoras adicionais nas entregas, mas a agência acredita que a manutenção desta recuperação vai levar à normalização operacional ao longo de 2024.
A agência projeta que a alavancagem bruta consolidada da Embraer tende a cair para 4,0x em 2024, com alavancagem líquida em torno de 1,0x.
“Os ratings da Embraer refletem sua posição competitiva nos mercados de jatos comerciais e executivos; sua carteira de pedidos de US$ 17,8 bilhões; e a diversificação de sua carteira de produtos, que inclui programas de defesa e operações sólidas de seu segmento de serviços e suporte”, afirmou a Fitch, em nota.
“O robusto perfil de liquidez da Embraer (mantido principalmente fora do Brasil) e suas elevadas receitas de exportação, combinadas com algum fluxo de caixa operacional offshore, também suportam as classificações”, completou.