A Eneva (ENEV3) anunciou a entrada de André Esteves e Rodrigo Alves em seu conselho de administração. O movimento consolida o controle do BTG Pactual (BPAC11) sobre a geradora de energia.
Com a mudança, o banco de investimentos passa a ter quatro assentos dos sete disponíveis no board.
Esteves e Alves substituirão Felipe Gottlieb e Marcelo Medeiros.
Permanecem no conselho de administração Guilherme Bottura (Cambuhy Investimentos), Renato Mazzola (BTG Pactual), Barne Laureano (BTG Pactual), José Afonso Castanheira e Henri Philippe Reichstul (representantes dos acionistas minoritários).
A nova composição do conselho de administração ainda precisa ser aprovada em assembleia-geral marcada para o dia 30 de abril, com a eleição do novo chairman prevista para o dia 14 de maio.
De acordo com o site Brazil Journal, uma fonte próxima ao BTG Pactual indicou que o novo presidente do conselho provavelmente vai ser alguém do banco, mas não Esteves.
A mudança no conselho de administração ocorre meses após o BTG Pactual assumir o controle da Eneva (ENEV3) e encerrou uma disputa de poder com a Cambuhy Investimentos, ligada à família Moreira Salles.
Em 2023, a Eneva (ENEV3) realizou um aumento de capital majoritariamente subscrito pelo BTG Pactual (BPAC11), que elevou sua participação de 38% para 48%. Já a Cambuhy Investimentos viu sua fatia reduzida de 20% para 16%.
Com a alavancagem controlada e a expectativa de novos projetos, a Eneva (ENEV3) foca na expansão de sua atuação no mercado de gás.
O próximo desafio da companhia vai ser o leilão de capacidade previsto para o dia 27 de junho, que visa garantir contratos para térmicas nos próximos anos.