A Gerdau (GGBR4) lançou um novo desafio corporativo de inovação aberta em parceria com a Distrito, maior plataforma de transformação e inovação aberta do País. A ideia é encontrar soluções tecnológicas que contribuam com a consolidação de dados e informações de diversas plataformas em uma única ferramenta centralizada que permita consultar os dados em tempo real.
Objetivo é otimizar processos aplicados nas áreas comerciais da Gerdau. As inscrições para o desafio podem ser feitas pelo site da Distrito, até dia 12 de janeiro.
A princípio, a fonte de dados da Gerdau abrange desde matérias-primas até produtos acabados e semiacabados de diferentes regiões. Informações sobre frete, cotação do dólar fornecida pelo banco central e algumas previsões de mercado de algumas assinaturas também fazem parte do banco de dados da companhia.
Nesse sentido, todos os dados são compilados manualmente e as análises são utilizadas para tomadas de decisões no comitê de pricing, levando em conta a estratégia, rentabilidade e market share.
Com isso, o desafio “Análise de Precificação de Mercado” visa a integração da base de dados de diversas plataformas, que abrangem assinatura de fontes com informações provenientes do mercado global de aço, dados de frete marítimo, cotação do dólar e integração com Power BI.
Além disso, o objetivo é conectar os dados consolidados em relatórios gerenciais da empresa com algoritmos de previsão de preços e de importação do aço especial e indicadores de elasticidade de preços por cliente.
Inicialmente, o projeto é voltado ao público B2B e aos setores de FinTech, T.I e Gestão de Negócios. “Queremos crescer cada dia mais e para avançar contamos com um dos nossos pilares estratégicos, a inovação aberta. Através dela nos aproximamos e nos conectamos ainda mais com o ecossistema de startups para desenvolver a indústria do aço”, comentou Fernando Santos Cunha, Gerente de Pricing e Custos de Aços Especiais da Gerdau.
Sobretudo, a plataforma Distrito é um ecossistema de inovação em que as maiores empresas do país lançam desafios. As startups e as empresas podem apresentar soluções de acordo com os serviços que oferecem.