A companhia aérea Gol (GOLL4) anunciou que, a partir de 2025 alguns de seus voos só oferecerá água como serviço de bordo, servida de forma manual, sem gelo e nem bandejas.
Segundo a empresa, a nova política afeta principalmente voos com duração de até uma hora, com exceção da Ponte Aérea Rio-São Paulo, que vai apresentar condições diferenciadas.
A Gol vai proibir o uso de carrinhos de serviço e não oferecerá snacks, salvo em emergências médicas.
No entanto, pacotes de gelo e sachês de açúcar estarão disponíveis em casos de necessidade urgente.
Para os voos com duração superior a uma hora, inclusive a Ponte Aérea, a companhia vai manter um serviço reduzido, com uma opção única de snack, além de bebidas como água, refrigerante e café.
A oferta de snacks diferencia conforme o horário do voo, com opções doces até 11:59 e salgadas a partir do meio-dia.
A Gol também orientou suas tripulações a comunicar as mudanças aos passageiros, com monitoramento contínuo da implementação.
Gol em recuperação judicial
A Gol Linhas Aéreas implementa essa nova política de serviços de bordo como parte de uma estratégia mais ampla para reduzir custos e melhorar sua eficiência operacional.
A medida surge no momento em que a empresa enfrenta um processo de recuperação judicial nos Estados Unidos (EUA).
A recuperação judicial da Gol, que visa reestruturar sua dívida de aproximadamente US$ 8,30 bilhões, busca garantir a saúde financeira da companhia.
Recentemente, a empresa anunciou que adota medidas como o acordo fiscal que firmou com o governo brasileiro. No trato, a dívida da Gol passou de cerca de R$ 5,0 bilhões para R$ 880 milhões.
Além disso, existem especulações de uma fusão com a Azul (AZUL4), o que também pode ajudar a fortalecer sua posição no mercado.