
O GPA (PCAR3) informou nesta quinta-feira (20) que seu conselho de administração optou por rejeitar, por unanimidade a segunda oferta de Jaime Gilinski pelo Grupo Éxito.
Notícias Relacionadas
O empresário ofereceu US$ 586,5 milhões pela aquisição de 51,0% do capital social total do Grupo Pão de Açúcar – o que significaria uma compra parcial das ações detidas pelo grupo no Éxito.
O Grupo entende que o preço ofertado "não atende parâmetros adequados de razoabilidade financeira para uma transação visando uma participação de controle e, portanto, não atende o melhor interesse do GPA e de seus acionistas."
Além disso, a companhia também afirmou em comunicado que os termos da nova oferta, conforme apresentado, não oferecem elementos suficientes no sentido de assegurar ao conselho quanto ao caráter vinculante e à expectativa razoável de conclusão de uma transação que dela derive.
O GPA afirmou ainda que, dado o estágio avançado do processo de segregação de ativos, uma potencial oferta, para ser considerada, deve apresentar diversos requisitos mínimos como:
– consideração financeira que reflita a aquisição de uma participação de controle;
– contrato definitivo de compra e venda, incluindo não solicitação de quaisquer obrigações de indenização a acionistas do Éxito que não sejam aquelas estritamente legalmente estabelecidas;
– apresentação de evidência de funding pelo proponente para o valor total do preço a ser proposto em pagamento à quantidade de ações de Éxito que se pretende adquirir, a ser emitido por uma ou mais instituições financeiras de primeira linha;
– cronograma de implementação da transação claro, detalhando todas as etapas, documentos e aprovações relevantes para a concretização da transação;
Além disso, a empresa ressaltou que a segregação dos negócios do GPA e do Éxito, conforme já anunciada ao mercado, continua em evolução, pendente apenas no que tange a declaração de efetividade do Form 20-F do Éxito pela U.S. Securities and Exchange Commission e a obtenção das aprovações regulatórias das autoridades colombianas para sua conclusão.
Ipê Investimentos
A Ipê Investimentos, fundada em 2008, é uma assessoria que atua com a Necton Investimentos, parte do Grupo BTG Pactual. Com profissionais experientes há mais de 30 anos no mercado, oferece suporte personalizado para organizar investimentos e atingir objetivos financeiros com eficiência e segurança.