Recomendações

Hapvida (HAPV3): vale a pena investir na ação?

Veja o que dizem os analistas do UBS BB após publicação de dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Sobre o Apoio

Ipê Investimentos Investimentos Acessar site
Hapvida - Divulgação
Hapvida - Divulgação

Em relatório publicado na quinta-feira (22), o UBS BB reiterou recomendação de compra para as ações de Hapvida (HAPV3), com preço-alvo de R$ 11,50 em doze meses.

De acordo com o material, com base em informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os dados de medical loss ratio (MLR) do segundo trimestre mostram um panorama sombrio para o setor.

O período entre abril e junho da empresa foi recebido com uma reação de estoque positiva de aproximadamente 20%, devido ao crescimento orgânico,
a aceleração e o índice de perda médica estável (MLR), enquanto os concorrentes listados viram até 300 bps com pressão sequencial.

Analistas esperam que a lucratividade de Hapvida se recupere mais cedo do que a de seus pares, devido ao seu modelo de negócios, ganhos de market share e diluição de custos fixos.

Em momentos de retrocesso de infecção ao longo da pandemia de Covid-19, a sinistralidade da companhia melhorou mais cedo, o que o UBS BB atribui ao modelo que internaliza procedimentos a custos mais baixos.

Além disso, as seguradoras se beneficiaram em 2020 de menor utilização, o que levou alguns players a adotar preços agressivos.

A desaceleração do crescimento orgânico de Hapvida, em 2021, também foi fruto da concorrência. Porém, analistas projetam que sua postura mais racional seja recompensada em 2022-2023 e concorrentes exigirão maiores aumentos de preços para recompor a lucratividade e, com isso, podem perder contratos conquistados.

As ações HAPV3 são negociadas a 29x 2023E P.