O Supremo Tribunal Federal (“STF”) autorizou o governo federal a avançar com o desenvolvimento do projeto ferroviário Ferrogrão, que foi interrompido em março de 2021 devido à regulamentos usados para mudar os limites de uma área ambientalmente protegida no Norte região do Brasil.
Em relatório, o Santander afirmou que as notícias são negativas para a Rumo (RAIL3) e positivas para a Hidrovias do Brasil (HBSA3), dada a dinâmica competitiva potencialmente mais favorável na região Norte.
O Santander recomenda compra na ação HBSA3, com preço-alvo de R$ 3,60.
Apesar das notícias desta semana, o banco vê alguns desafios importantes para o projeto futuro, incluindo:
– A viabilidade em termos de financiamento, dado o longo período de queima de caixa
– Retornos do projeto devido aos requisitos intensivos de capex e geração de EBITDA
– Riscos específicos (execução da obra, concentração de clientes, etc.)
– Desafios ambientais e sociais
De acordo com estudos recentes do governo, o projeto vai custar R$ 21 bilhões em investimentos para a implantação de um trecho ferroviário de 933 km ligando os estados do Mato Grosso, no Centro-Oeste, e o Pará, no Norte.
O projeto facilitaria o escoamento da produção dos grãos mais exportados do Brasil (por exemplo, soja e milho) através dos portos mais ao norte do País.
O projeto foi suspenso provisoriamente pelo STF em março de 2021, pela necessidade de alterar os limites da Floresta Nacional do Jamanxim para acomodar a ferrovia.