ATUALIZAÇÕES:
- 15:14: Ibovespa: 0,67%, aos 121.563 pontos.
- 10:07: Ibovespa: +0,29%, aos 121.109,28 pontos.
O principal índice acionário da B3, a Bolsa brasileira, encerrou esta terça-feira (11) em alta de 0,73%, aos 121.635,06 pontos.
Nesta terça-feira (11), o mercado financeiro local monitora a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referente ao mês de maio, a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), às 9:00.
Além disso, às 8:00, investidores monitoram o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), em sua primeira prévia do mês de junho, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Confira outros fatores que movimentam o Ibovespa (IBOV) nesta terça-feira (11):
Arcabouço fiscal
No esforço para salvar o arcabouço fiscal, o ministro Fernando Haddad (PT-SP) vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que se estabeleça o mesmo teto do arcabouço (2,5% acima da inflação) para despesas atualmente vinculadas ao salário mínimo, à saúde e à educação.
De acordo com o jornalista Alvaro Gribel do jornal O Estado de S.Paulo, a ideia seria corrigir a distorção dos gastos obrigatórios, que atualmente crescem num ritmo muito superior e que comprimem o espaço para investimentos e custeio da máquina pública.
Essa solução já havia sido apresentada por Fernando Haddad em encontro privado com investidores, na última sexta-feira (7), quando os participantes ficaram incomodados com a percepção de que o ministro da Fazenda não teria uma carta branca do presidente da República.
As informações são do site Bom Dia Mercado.
MP do PIS/Cofins
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, deu ontem um ultimato e disse, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o governo teria até esta terça-feira (11) para indicar alguma alternativa ao impasse em torno da medida provisória (MP) editada para bancar a desoneração.
Se não houver solução, o político sinalizou ao Palácio do Planalto que vai devolver a MP.
Uma das opções na mesa para reduzir a resistência de empresários, industriais e parlamentares seria permitir que os exportadores sejam ressarcidos pelos créditos de PIS/Cofins e que isso ocorra em prazo mais rápido..
A pressão contra a medida já chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O PP de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, entrou com uma ação na Corte com a alegação de que o texto era inconstitucional e que foi violado o princípio da anterioridade, ou seja, de carência para a entrada em vigor.
Distribuidoras e representantes de postos informam que, como impacto da MP do PIS/Cofins, os preços dos combustíveis podem aumentar a partir de hoje em até R$ 0,11, a depender do repasse ao consumidor.
O potencial reajuste da gasolina seria mais uma fonte de pressão para a conta das expectativas de inflação.
As informações são do site Bom Dia Mercado.
No exterior…
Ásia
China:
Na agenda econômica chinesa desta terça-feira (11):
- – 22:30: Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de maio;
- – 22:30: Índice de Preços ao Produtor (PPI) de maio.
Ainda nesta semana…
- Na quarta-feira (12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a Pesquisa Mensal de Serviços de abril. Além disso, também saem os números do Índice de Confiança do Empresário Industrial – ICEI de junho.
Já na Alemanha e nos Estados Unidos da América (EUA), será publicado o IPC de maio. Ainda nos EUA, o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) anunciará a decisão para a política monetária.
- Na quinta-feira (13), no Brasil, o IBGE lança a Pesquisa Mensal de Comércio de abril.
Já na Zona do Euro, tem os dados relacionados à produção industrial do mesmo mês.
Nos EUA, é apresentado os pedidos de auxílio-desemprego semanal e o PPI de maio.
- Já na sexta-feira (14), será divulgada a Pesquisa Industrial Mensal – Regional de abril.
Na Zona do Euro e referente ao mesmo mês, sai a balança comercial.
Nos EUA, será publicado o Índice de confiança da Universidade de Michigan (preliminar) de junho.
Na Ásia, o Banco Central do Japão vai anunciar a decisão de política monetária.