Ações

IBOVESPA HOJE - PIB do 1º trimestre no Brasil; desoneração da folha; Mover; reforma tributária

Confira os fatores que influenciam o principal índice acionário da Bolsa nesta terça-feira (4)

IBOVESPA HOJE - PIB do 1º trimestre no Brasil; desoneração da folha; Mover; reforma tributária

Nesta terça-feira (4), o mercado financeiro local monitora a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil referente ao primeiro trimestre deste ano, às 9:00 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

IBGE: PIB cresce 0,8% no primeiro trimestre, com impulso do setor de serviços

Além disso, o Ministério da Fazenda deve apresentar as medidas de compensação para a desoneração da folha de pagamentos, às 10:00.

Às 12:30, o segundo Projeto de Lei Complementar (PLC) que regulamenta a reforma tributária, com trechos relativos ao consumo, deve ser detalhado.

 

O Ibovespa (IBOV), principal índice acionário da B3, a Bolsa brasileira, encerrou esta terça-feira, 4 de junho, em queda de 0,19%, aos 121.802,06 pontos.

 

Atualizações

  • 15:01: Ibovespa: -0,31%, aos 121.618 pontos. 
  • 10:15: Ibovespa: -0,39%, aos 121.550,01 pontos. 

 

Confira outros fatores que movimentam o Ibovespa (IBOV) nesta terça-feira (4):

Recomposição fiscal

As medidas para compensar a desoneração serão anunciadas em entrevista do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, e o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. A renúncia fiscal foi estimada em R$ 25,8 bilhões.

Já a segunda parte da regulamentação da reforma tributária estabelece os critérios para a distribuição do montante arrecadado com o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a ser repartido entre Estados e municípios, e detalhada pelo secretário Bernard Appy junto a Manoel Procópio Jr..

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

Mover

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, pautou para esta terça-feira (4) a votação do requerimento de urgência do projeto de lei (PL) do Mover.

O político disse que não quer se envolver pessoalmente no mérito da discussão e que o debate do texto no plenário com os parlamentares vai ficar a cargo do relator, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL).

Qualquer alteração vai fazer a proposta retornar para a Câmara dos Deputados.

O ministro Alexandre Padilha (PT-SP), de Relações Institucionais, sinalizou ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai vetar a exigência de percentual mínimo de conteúdo local na exploração de petróleo, inserida pela Câmara dos Deputados no Mover.

Outra saída, disse Padilha, seria patrocinar uma emenda de redação na tramitação do texto no Senado Federal, e suprimir o jabuti, sem que a matéria precise voltar à apreciação dos parlamentares por ter sido modificada.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

No exterior…

EUA

Na agenda econômica dos Estados Unidos da America (EUA) nesta terça-feira (4):

  • – 11:00: Relatório de emprego JOLTS relativo ao mês de maio.

 

Ásia

China

Agenda:

  • –  22:45: PMI (Índice de Gerentes de Compras, na tradução da sigla para o português) Composto de maio.

 

Ainda nesta semana…

Na quarta-feira (5), serão anunciados dados de inflação tanto no mercado local quanto no exterior.

Na quinta-feira (6), espera-se que o Banco Central Europeu (BCE) inicie cortes nas taxas de juros, devido a indicadores recentes de atividade e inflação que mostram sinais de arrefecimento.

E, ainda, dados de inflação serão divulgados nos EUA e no Reino Unido (UK).

Na sexta-feira (7), por fim, investidores receberão os dados de maio do mercado de trabalho dos EUA, com o relatório Payroll.