Ações

IBOVESPA HOJE - Balanços e varejo no Brasil, dados da Europa e inflação ao consumidor nos EUA são destaques nesta quarta-feira (14)

Fique por dentro dos principais indicadores e eventos que movimentam o mercado financeiro nesta quarta-feira, 14 de agosto

Imagem descrevendo ações do Ibovespa
Ibovespa atinge novo recorde histórico, impulsionado por commodities e alta da Petrobras. | Reprodução

ATUALIZAÇÕES:

  • 17:20: Ibovespa: +0,69%, aos 133.316,99 pontos.
  • 10:10: Ibovespa: +0,43%, aos 132.969,37 pontos.

Na sessão anterior

Na última terça-feira, 13 de agosto, o Ibovespa (IBOV) encerrou em alta de 0,98%, aos 132.397,97 pontos.

Brasil

Em junho, as vendas no comércio varejista no Brasil caíram 1,0% na comparação com o mês anterior, quando cresceram 0,90%, informou a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (14).

Em entrevista à imprensa na terça-feira, 13 de agosto, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que pretende resolver ainda nesta semana os seguintes projetos:

  • – desoneração da folha de pagamento de empresas de setores da economia;
  • – dívida dos Estados; e
  • – Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66-2023, que prevê o parcelamento especial de débitos dos municípios.

Balanços

BTG Pactual (BPAC11) e Gol (GOLL4) divulgam seus números referentes ao segundo trimestre deste ano antes da abertura de mercado.

Após o fechamento das negociações na B3 nesta quarta-feira (14), as companhias que dão sequência a temporada de balanço são:

EmpresaCódigoSetor
BRFBRFS3Alimentos
CosanCSAN3Energia e Logística
Equatorial EnergiaEQTL3Energia
IRB ReIRBR3Seguros
MarfrigMRFG3Alimentos
OiOIBR3Telecomunicações
PetzPETZ3Varejo
RumoRAIL3Logística
SLC AgrícolaSLCE3Agricultura

Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), informou que ainda não recebeu o texto do projeto de renegociação das dívidas dos Estados, sem previsão de impacto no resultado primário.

Ele explicou que a última versão não atendia o Ministério da Fazenda, mas Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal, abriu discussão.

Sobre o projeto de lei (PL) da desoneração da folha de pagamentos, a equipe apoia o relatório de Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Senado Federal, embora não resolva o problema por quatro anos.

Caso a arrecadação supere expectativas, a reoneração pode ser suficiente. Caso contrário, novas negociações ocorrerão.

O PLOA vai ser encaminhado ao Congresso Nacional neste mês, independentemente do projeto de compensação.

Troca no BC

Fernando Haddad afirmou ainda que a troca do presidente do Banco Central (BC) está no radar de Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) e o nome do substituto de Roberto Campos Neto (RCN) deve ser anunciado em breve.

A nomeação depende de uma conversa entre Luiz Inácio Lula da Silva e Rodrigo Pacheco, considerado o calendário eleitoral, para que a sabatina ocorra durante esforços concentrados no Congresso Nacional.

Sobre a alta da taxa básica de juros Selic, Fernando Haddad disse que depende de considerações técnicas e que não cabe ao Ministério da Fazenda essa decisão, e destacou que o Brasil cresce com a inflação controlada.

EUA

A inflação medida pelo índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos da América (EUA) avançou 0,2% em julho, em linha com as estimativas.

Europa

Zona do Euro – O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,30% no segundo trimestre de 2024 em relação ao trimestre anterior, e 0,6% na comparação anual, apontou uma revisão da Eurostat nesta quarta-feira (14).

Os resultados confirmaram as estimativas preliminares e estavam em linha com as previsões dos analistas consultados pela FactSet.

Reino Unido – A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) do Reino Unido acelerou para 2,2% em julho, abaixo da previsão – o que pressiona a libra e aumenta as chances de que o Banco da Inglaterra (BoE) reduza juros nos próximos meses, após um corte recente de 25 pontos-base.

Ásia

China – Às 23:00, a China divulga as vendas no setor de varejo em julho e a taxa de desemprego no mês.

Japão – Às 20:50, o Japão divulga o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre de 2024, em números preliminares.

Ainda nesta semana…

Quinta-feira (15):

  • EUA: Índice de atividade do Federal Reserve (Fed), números da produção industrial e de vendas no setor de varejo.
  • Reino Unido: Produto Interno Bruto (PIB) do 2º trimestre.
  • Brasil: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

Sexta-feira (16):

  • Brasil: Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) e Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).
  • Zona do Euro: Balança comercial.
  • EUA: Índice de confiança da Universidade de Michigan (agosto).