ATUALIZAÇÕES DAS MOVIMENTAÇÕES DO IBOVESPA:
- – 18:15: Ibovespa: +1,26%, aos 120.021,52 pontos.
- – 10:10: Ibovespa: +0,80%, aos 119.482,41 pontos.
Na sessão anterior…
Na última sexta-feira, 3 de janeiro, o Ibovespa (IBOV) encerrou o pregão em queda de 1,33%, aos 118.532,68 pontos.
Brasil
Nesta segunda-feira (6), o mercado financeiro local observa as novas projeções do Boletim Focus, do Banco Central (BC), para IPCA (inflação), PIB (crescimento), Selic (juros) e dólar (câmbio) ao longo dos anos de 2025, 2026, 2027 e 2028.
Além disso, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) informa a balança comercial de dezembro e o número anualizado de 2024.
Lula e a crise política
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna ao Palácio do Planalto após afastamento médico e se reúne com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), às 11:00.
Lula enfrenta pressão pela reforma ministerial e um impasse relacionado às emendas parlamentares.
Essa crise política intensifica o desgaste entre governo e Congresso Nacional, ameaça a governabilidade do Poder Executivo e pressiona os mercados domésticos, que reagem negativamente aos conflitos.
A turbulência fiscal se agravou com a portaria do Fundeb-2025, que ignorou mudanças do pacote de corte de gastos, e assim, compromete a economia prevista pela medida anunciada.
Segundo o economistas, o Fundeb desconsidera ajustes fiscais e pode transformar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de corte de gastos em uma “mentira“, além de prejudicar a credibilidade do governo federal.
O mercado financeiro indica que o governo federal adotou medidas controversas, como a liberação de recursos fora do orçamento e manobras fiscais, e, com isso, elevou dúvidas sobre a política econômica e gerou críticas internas.
A antecipação de R$ 6,5 bilhões para a reconstrução no Rio Grande do Sul (RS) e o adiamento de repasses da Lei Aldir Blanc são exemplos de estratégias que evitaram maior bloqueio orçamentário.
A combinação de riscos fiscais, juros altos e contexto externo desfavorável afasta investidores estrangeiros, que retiraram R$ 32,10 bilhões da B3 em 2024, recorde recente.
EUA
Nesta segunda-feira (6), o mercado norte-americano acompanha a divulgação do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) composto de dezembro.
Além disso, investidores observam o discurso da diretora do Federal Reserve (FED), Lisa Cook.
Ásia
China – O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de Serviços da China subiu para 52,2 em dezembro e superou os 51,70 pontos esperados, enquanto o PMI composto caiu para 51,4. Ambos indicam expansão.
Japão – O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de Serviços do Japão subiu de 50,50 em novembro para 50,90 pontos em dezembro.