ATUALIZAÇÕES:
- – 10:11: Ibovespa: +0,03%, aos 128.941,74 pontos.
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, encerrou esta segunda-feira (15) em alta de 0,33%, aos 129.320,96 pontos.
Brasil
Nesta segunda-feira (15), o mercado financeiro local observa as projeções de economistas para o IPCA (inflação), PIB (crescimento), Selic (juros) e câmbio (dólar) com a divulgação do Boletim focus do Banco Central (BC).
Além disso, o BC informa o IBC-Br, que mede a atividade econômica do País em maio.
E, ainda, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) apresenta a balança comercial semanal.
Compensação da desoneração da folha de pagamentos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), enfrenta resistência no Senado Federal para aumentar temporariamente a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e cobrir a desoneração da folha de pagamentos de dezessete setores.
Rodrigo Pacheco (PSD-MG) crítica a proposta e acusa sabotagem.
Pacheco afirma que a Pasta deve buscar outras fontes de compensação, já que a desoneração se prorroga gradualmente até 2028.
O Senado Federal apresentou oito alternativas desconsideradas.
Haddad defende um aumento escalonado da CSLL se as alternativas do Senado Federal forem insuficientes. Além disso, existe um impasse sobre o projeto de renegociação das Dívidas dos Estados.
O ministro critica a proposta de indexador da dívida de Pacheco como insustentável. A votação do projeto encontra-se em risco antes do recesso parlamentar.
Já o ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), questiona a viabilidade de votar o projeto até sábado, enquanto o Palácio do Planalto rejeita a ideia de os Estados repassarem créditos da dívida ativa à União.
Reforma Tributária
O Senado Federal pode não aprovar este ano o primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária, aprovado na semana passada pelos deputados federais.
A Câmara dos Deputados ampliou a lista de produtos isentos ou com menor imposto no novo sistema. A princípio, a Fazenda quer reforçar a trava do Imposto do Valor Agregado (IVA), para limitá-lo a a 26,5%.
Além disso, Haddad pretende incluir armas de fogo no Imposto Seletivo, conhecido como Imposto do Pecado, como parte de suas medidas.
Autonomia do Banco Central
Já a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da autonomia financeira do Banco Central (BC) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, que estava prevista para a semana passada, foi adiada para a próxima quarta-feira (17).
O ministro da Fazenda já disse ser contra a matéria “do jeito que ela está no Senado Federal”.
EUA
Nesta segunda-feira (15), o mercado financeiro observa o presidente do Federal Reserve (Fed), o Banco Central norte-americano, Jerome Powell discursar em evento às 13:30.
Europa
Zona do Euro – A produção industrial da Zona do Euro caiu 0,60% em maio em comparação com abril, conforme dados sazonais ajustados divulgados pela Eurostat nesta segunda-feira (15).
No entanto, o resultado superou as expectativas dos analistas consultados pela FactSet, que previam uma queda de 1,00% no período.
Em comparação anual, a produção industrial do bloco contraiu 2,90% em maio.
Além disso, a Eurostat revisou os números de abril, indicando estabilidade em relação a março e uma queda anual de 3,10%.
Ásia
China – O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 4,70% no segundo trimestre deste ano, informou o Escritório Nacional de Estatísticas nesta segunda-feira (15).
Esse resultado ficou abaixo das estimativas dos analistas da FactSet, que esperavam um crescimento de 5,10%.
Nesse sentido, o crescimento de 4,70% indica uma desaceleração em relação ao primeiro trimestre, quando o PIB cresceu 5,30% na comparação anual.
Em termos trimestrais, o PIB chinês cresceu 0,70% no segundo trimestre de 2024. Esse crescimento foi menor comparado aos três primeiros meses do ano, quando a economia avançou 1,60%.
Nesta matéria contém informações do site Bom Dia Mercado.