Em relatório publicado ao fim de janeiro, a Genial Investimentos declarou estar mais otimista com os resultados do Itaú (ITUB4) para 2023.
De acordo com os analistas Eduardo Nishio e Wagner Biondo, os principais drivers são:
– o fato das receitas com tesouraria estarem com hedge para compressão no funding em um cenário de juros mais altos;
– menor exposição aos créditos tóxicos de Americanas (AMER3);
– e uma carteira de crédito com menor exposição a pessoa física, que devem pressionar menos a linha de provisão.
Resumidamente, os analistas aguardam resultados mais robustos para o Itaú (ITUB4) em comparação aos concorrentes Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11).
Para a Genial Investimentos, deve haver crescimento de lucro e rentabilidade alta, com ROE de 20%.
No longo prazo, Biondo e Nishio sinalizam que o Itaú (ITUB4) se posiciona como um banco mais preparado e adiantado na jornada de transformação digital entre os bancos incumbentes para fazer frente as novas tecnologias, fintechs e plataformas de investimentos.
Dessa forma, a Genial Investimentos reiterou sua recomendação de compra, mas com redução marginal de preço-alvo de R$ 34,00 para R$ 32,00. O target incorpora um aumento no risco devido os impactos da Americanas.
Mesmo com a redução, analistas compreendem que as ações do banco estão atrativas com um upside apresentado de +26,3%. Sem considerar a varejista, as ações negociam a 6,93x P/L esperado para 2023 e 1,55 P/VP para 2022E.
Em outra frente, analistas ressaltaram que o Itaú (ITUB4) se destaca como top pick também por estar livre de riscos políticos como o Banco do Brasil (