Aquisição estratégica

JBS (JBSS3) e Almarai disputam maior produtora de aves do Oriente Médio

As duas companhias apresentaram propostas separadas e não vinculantes para a aquisição definitiva da Alwatania

JBS - JBSS3
Reprodução

A JBS (JBSS3), gigante brasileira do setor de carnes, e a empresa saudita Almarai estão entre os concorrentes pela aquisição da Alwatania, maior produtora de aves do Oriente Médio, de acordo com o que informações obtidas por fontes ligadas ao negócio reportaram à Bloomberg.

As duas companhias apresentaram propostas separadas e não vinculantes para a aquisição definitiva da Alwatania.

Além delas, a saudita Tanmiah Food e um consórcio liderado pela empresa ucraniana de agrotecnologia MHP enviaram ofertas.

A Alwatania explora a possibilidade de venda desde o final de 2023, e a transação pode atingir 2 bilhões de riyals sauditas (equivalente a US$ 533,0 milhões), conforme noticiado pela Bloomberg.

A venda da Alwatania ocorre em um momento estratégico para o setor alimentício da Arábia Saudita, que recebe investimentos substanciais dentro do programa de reforma econômica liderado pelo príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman.

O objetivo seria ampliar a segurança alimentar e reduzir a dependência de importações.

O governo saudita já destinou mais de US$ 4,50 bilhões para o aumento da produção local de aves, além de adquirir participações em empresas globais do setor.