A Kora Saúde (KRSA3) informou nesta quinta-feira (10), que tem adotado medidas para o reperfilamento de sua dívida, com o objetivo de reestruturar seu capital e fortalecer sua liquidez. Como parte do processo, a companhia convocou assembleias gerais de debenturistas para deliberar sobre alterações em condições das dívidas, como datas de pagamento e eventos de vencimento antecipado.
As assembleias envolvem duas emissões de debêntures, uma da própria Kora Saúde e outra de sua subsidiária integral, Hospital Anchieta.
Sobretudo, o processo envolve o refinanciamento e a repactuação de termos de suas dívidas, com a possibilidade de emissão de valores mobiliários e soluções de liquidez adicional.
Nesse sentido, a empresa destacou que o reperfilamento depende da obtenção de waivers (perdões de cláusulas contratuais) por parte dos credores.
O que é reperfilamento de dívidas?
O reperfilamento de dívidas é uma estratégia financeira que envolve a renegociação dos termos e condições de uma dívida existente, com o objetivo de ajustar o perfil de pagamento de acordo com a capacidade financeira do devedor.
Dessa forma, pode ser incluso mudanças nas datas de vencimento, nas taxas de juros, na forma de amortização ou na estrutura geral da dívida.
A princípio, essa é uma prática comum quando uma empresa enfrenta dificuldades para cumprir com suas obrigações financeiras e precisa ajustar o fluxo de pagamentos para melhorar sua liquidez ou reduzir o risco de inadimplência.