SpaceRecomendações

Localiza (RENT3): retenção de crédito, juros e inflação elevada devem impulsionar empresa em 2023

Cenário macroeconômico beneficia serviços de locação e gestão de frotas, que ganham cada vez mais representatividade, dizem analistas da Genial Investimentos

- Divulgação
- Divulgação

Analistas da Genial Investimentos recomendaram manter as ações de Localiza (RENT3), com preço-alvo de R$ 60,00.

Bernardo Noel e Ygor Araújo dizem esperar um bom ano para a companhia, em termos operacionais. Eles pontuam que, num cenário de maior retenção de crédito, taxas de juros e inflação elevada, serviços de locação e gestão de frotas ganham cada vez mais representatividade.

Além disso, a recente fusão com a Unidas aconteceu em um momento oportuno para a empresa de locação, disseram.

Dado que a demanda por veículos está relativamente baixa no varejo, além de os volumes de produção de carros de entrada terem aumentado substancialmente nos últimos meses, Noel e Araújo acreditam que a Localiza deve obter bons descontos em seu processo de compra de veículos.

Além disso, o processo de captura de sinergias deve render bons ganhos de margens para a companhia, mas, na visão da Genial Investimentos, representam o grande desafio para 2023.

Entretanto, acelerar o crescimento significa voltar aos níveis de alavancagem superiores a 3,0x, e com o cenário fiscal não tão positivo e possível manutenção das taxas de juros em um patamar mais elevado, analistas projetam a possibilidade de observarmos maior compressão nas últimas linhas do resultado mesmo com as melhorias operacionais.

A entrada no segmento de pesados, atualmente com cerca de 5.000 caminhões, pode trazer mais necessidade de capitalização para Localiza para conter ou aumento na alavancagem, concluíram os analistas.