A Marisa Lojas (AMAR3) informou, na última segunda-feira (22), seus dados financeiros do quarto trimestre de 2023. No período, a empresa teve um prejuízo de R$ 170 milhões, queda de 42% em relação ao resultado negativo de um ano antes, pressionada por problemas com estoques e fechamento de lojas em uma das principais épocas para o varejo nacional.
A companhia, que promete para este ano ações para recuperar seu foco no público feminino da classe C, que teve queda de vendas mesmas lojas de 28% em termos consolidados ante o quarto trimestre de 2022.
Em meio aos esforços de reestruturação, as despesas gerais e administrativas encolheram 31,2% na mesma comparação.
Apesar da redução nas despesas, o resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) em termos pró-forma da operação de varejo ficou negativo em R$ 21,8 milhões.
Segundo a varejista, o EBTIDA foi impactado pela redução da receita do varejo, por conta de encerramento de lojas e nível de estoque reduzido. A companhia fechou 91 lojas no ano passado e já encerrou 6 lojas neste ano.
No quarto trimeste de 2023, a Marisa teve receita líquida de R$ 409,3 milhões, baixa de 41,4% sobre um ano antes.