Grandes lojas geram grandes competições

Mercado Livre enfrenta novo desafio com mudanças da Amazon, diz Itaú

Relatório do Itaú aponta que a entrada de Juliana Sztrajtman na Amazon Brasil pode aumentar a competitividade com o Mercado Livre (MELI34)

Mercado Livre enfrenta novo desafio com mudanças da Amazon, diz Itaú

O Mercado Livre  (MELI34) pode sentir diretamente uma mudança na Amazon.

De acordo com um relatório do Itaú BBA, divulgado nesta quarta-feira (22), a entrada de Juliana Sztrajtman no comando da Amazon Brasil, substituindo Daniel Mazini, mostra uma possível intensificação das operações da Amazon no Brasil em meio a um mercado competitivo. 

Desafios da gigante americana no solo brasileiro 

Os analistas destacam que a Amazon está ajustando suas estratégias para superar desafios, como a integração de novos vendedores e a expansão de categorias. 

O relatório ainda afirmava: “O copo meio cheio destaca todos os desafios enfrentados pela Amazon para crescer no Brasil (evidenciados pelos desafios para integrar e acelerar o número de vendedores) — mas isso não é novidade”, afirmaram em relatório.

Além disso, a crescente concorrência com a Shopee também é uma preocupação. O volume bruto de mercadorias do aplicativo laranjinha alcançou quase 60 bilhões de reais em 2024

Enquanto a gigante americana apresenta um GMV estimado de cerca de 35 bilhões de reais, o Mercado Livre lidera com uma distância e supera os 140 bilhões de reais.

Adaptação da Amazon no Brasil 

A adaptação da Amazon ao mercado brasileiro tem enfrentado obstáculos. A integração de novos vendedores e a expansão em categorias complexas, como vestuário, têm sido difíceis, limitando o crescimento.