A Neoenergia (NEOE3) anunciou nesta segunda-feira (11), um acordo estratégico com a CCR (CCRO3) para autoprodução de energia por fonte eólica, através de sua subsidiária Neoenergia Renováveis.
O acordo envolve a venda de participações acionárias em três Sociedades de Propósito Específico (SPEs) do Complexo Eólico de Oitis, localizado no Piauí.
O complexo, com capacidade instalada total de 566,5 MW, destinará 44 MWm de sua produção às subsidiárias da CCR por um período de 16 anos, com início previsto para janeiro de 2025.
A operação, no valor de R$ 21,7 milhões, prevê a venda de participações minoritárias nas SPEs: 2,84% da Oitis 2, 6,75% da Oitis 4 e 5,25% da Oitis 6, além da celebração de contratos de compra e venda de energia elétrica.
Dessa forma, o acordo visa apoiar a CCR no desenvolvimento de infraestrutura sustentável, alinhando-se às metas de autoprodução de energia limpa e à transição energética no setor de transporte público.
Sobretudo, a conclusão do negócio depende de condições precedentes, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).