A Orizon (ORVR3) informou na segunda-feira (4), que submeteu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), através de sua controlada Orizon Energia e Gás Renovável Limitada (BioE), a constituição de duas novas sociedades pela BioE e GN Verde – Urca Comercializadora de Gás Natural – para produção inicial estimada em 180.000 m3/ dia de biometano nos Ecoparques Nova Iguaçu e São Gonçalo.
A BioE e GN Verde terão, cada sócio, 50% de participação das sociedades e estão em fase avançada de discussão dos documentos finais da operação.
Segundo a companhia, essa transação amplia o portfólio de projetos de biometano da OrizonVR reforçando seu posicionamento de mercado e contribuição para transição energética do país.
Análise
O BTG Pactual espera que o capex combinado das duas centrais de biometano atinja R$ 400 milhões.
O banco afirmou ainda que, apesar do anúncio positivo, a venda dos créditos de carbono da Orizon (2022 e 2023) é o principal catalisador pendente para a ação.
A companhia deve certificar seus ecoparques no Gold Standard (organização responsável pela compensação de carbono), o que permitirá à Orizon vender estes créditos a melhores preços no mercado voluntário de carbono, segundo o BTG.
O banco recomenda compra na ação, com preço-alvo de R$ 50,00 em doze meses.