Ações

Petrobras (PETR3)(PETR4): produção de óleo e gás cresce 3,70% em 2023; exportações sobem 13,00%

Os resultados foram atribuídos a entrada em operação dos FPSOs Almirante Barroso, Anna Nery e Anita Garibaldi, bem como do atingimento do topo de produção da P-71 e do FPSO Guanabara

- Arquivo/Agência Brasil
- Arquivo/Agência Brasil

A produção anual total de óleo e gás natural, de 2,782 MMboed, ficou 3,70% acima da produção registrada em 2022, informou a Petrobras (PETR3)(PETR4) nesta quinta-feira (8). 

Os resultados foram atribuídos a entrada em operação dos FPSOs Almirante Barroso, Anna Nery e Anita Garibaldi, bem como do atingimento do topo de produção da P-71 e do FPSO Guanabara.

Outro fator que contribuiu para este resultado foi a entrada em produção de novos poços nas Bacias de Campos e Santos. A estatal registrou ainda um recorde anual na produção operada, com média de 3,87 MMboed, 6,2% acima do registrado em 2022.

Entre os meses de outubro a dezembro, a produção média de óleo, LGN e gás natural alcançou 2,94 MMboed, 2,0% acima do terceiro trimestre, em função, principalmente, do ramp-up das plataformas P-71, no campo de Itapu, FPSO Almirante Barroso, no campo de Búzios e dos FPSOs Anna Nery e Anita Garibaldi, nos campos de Marlim e Voador.

De acordo com a Petrobras, contribuiu para o resultado do período a entrada de 4 novos poços de projetos complementares nas Bacias de Campos e Santos. Esses efeitos foram parcialmente compensados pelo declínio natural de campos maduros.