O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve autorizar em breve o projeto de exploração de petróleo na bacia Foz do Amazonas.
Segundo ele, a Petrobras (PETR3)(PETR4) já entregou todos os esclarecimentos e informações adicionais solicitados pelo órgão ambiental em dezembro.
“Eu quero acreditar que o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, é um homem de bom senso. Se ele for, vai liberar a licença”, afirmou Silveira em entrevista o jornal Folha de S.Paulo.
Projeto negado
A princípio, o projeto da Petrobras para a Foz do Amazonas havia sido rejeitado em outubro por técnicos do Ibama, que apontaram a ausência de medidas satisfatórias para mitigar a perda de biodiversidade em caso de vazamento de óleo.
Apesar disso, Agostinho decidiu reabrir o processo, considerando que os avanços apresentados pela estatal justificavam novas discussões e análises técnicas.
Atualmente, o Ibama está avaliando as informações complementares fornecidas pela Petrobras.
Silveira reforçou a importância da exploração de petróleo como parte da transição energética e da garantia de segurança jurídica para atrair investimentos.
“Enquanto o mundo tiver demanda, não podemos deixar de ofertar. Já temos a melhor matriz elétrica do mundo e o melhor biocombustível. Agora, é preciso ter previsibilidade no licenciamento”, afirmou o ministro.
Rodrigo Agostinho, por sua vez, garantiu que o processo segue em análise técnica regular no Ibama.