A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) afirmou que a Petrobras (PETR3)(PETR4) não cumpriu integralmente a determinação de evacuar a plataforma atingida por um incêndio no último dia 21 de abril, no campo de Cherne, Bacia de Campos. O acidente deixou vários feridos.
De acordo com um documento publicado pela ANP, a evacuação era necessária devido ao risco de novos acidentes graves, consideradas as degradações causadas pela explosão e pelos focos de incêndio iniciais. A agência destacou ser fundamental “resguardar a vida humana em primeiro lugar“.
- Apesar da determinação, uma fonte informou à agência Reuters que, até a última quinta-feira (24), a plataforma ainda não havia sido completamente desocupada.
A principal preocupação seria a falta de iluminação na unidade em caso de abandono total.
Procurada pela Reuters, a Petrobras (PETR3)(PETR4) não respondeu imediatamente, embora a companhia tenha declarado anteriormente que as condições de segurança estavam mantidas.
A ANP, por sua vez, informou que ainda avalia a resposta da empresa e que não aplicou penalidades até o momento.