
Nesta quinta-feira, 10 de abril, as ações da Petrobras despencam com o recuo do petróleo Brent, em meio às tensões comerciais. O contrato futuro do Brent recuava 3,00%, cotado a US$ 63,52, por volta de 15h48 (horário de Brasília).
Com o movimento, os papéis da Brava Energia (BRAV3) recuavam 6,99%, a R$ 16,37, no mesmo horário. Papéis ordinários e preferenciais da Petrobras (PETR3; PETR4) caíam cerca de 4,80%. Já as ações da Prio (PRIO3) apresentavam queda de 5,36%. Os ADRs da Petrobras na Bolsa de Nova York também operam em queda nesta tarde.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu que as tarifas impostas sobre produtos importados podem provocar impactos no curto prazo, mas reforçou que o país está em “muito boa forma”.
A declaração ocorre após o governo americano confirmar que as tarifas sobre produtos chineses chegaram a 145%, considerando medidas anteriores e as novas chamadas “tarifas recíprocas”.
Além disso, Trump também comentou a decisão da União Europeia de adiar medidas retaliatórias que estavam previstas para a próxima semana. Segundo ele, a postura do bloco mudou após observar o embate entre EUA e China.
Com a sequência de movimentos do presidente norte-americano, commodities como o petróleo sofrem com a possibilidade de uma recessão econômica global.