O Ibovespa (IBOV) apresentou alta nesta segunda-feira (17), impulsionado pelo desempenho das ações da Petrobras (PETR4), que possuem o maior peso no principal índice acionário do Brasil, se considerados tanto os papéis ordinários (ON)(PETR3) quanto os preferenciais (PN)(PETR4).
O otimismo do mercado financeiro foi intensificado pela confirmação da acumulação de petróleo na zona inferior do reservatório principal do campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos.
A expectativa de que o campo de Búzios se torne o mais relevante para a Petrobras nos próximos anos aumentou o entusiasmo dos investidores.
Existe a previsão de que a produção alcance 1 milhão de barris de petróleo ainda em 2025, com projeção de dobrar para 2 milhões nos anos subsequentes.
O analista de ações Ruy Hungria, da Empiricus Research, destacou: “O campo Búzios tende a se tornar o mais relevante para a companhia em alguns anos, com a previsão de 1 milhão de barris de petróleo ainda em 2025 e de 2 milhões nos anos seguintes.”
Hungria também ressaltou que o aumento da produção tende a impactar positivamente a economia local: “Uma companhia na escala da Petrobras tende a alterar a dinâmica de uma cidade ou de um estado, a começar pela geração de novos empregos.”
Investimentos contínuos no pré-sal reforçam estratégia da Petrobras (PETR4)
A Petrobras investe fortemente no pré-sal, considerado a fonte de exploração mais rentável para a estatal.
A descoberta no campo de Búzios reforça o compromisso da companhia com seu plano estratégico de expansão e consolidação no setor de petróleo e gás, o que tem sido um diferencial competitivo crucial diante do cenário global de transição energética.