
Nesta segunda-feira (31), a Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou que irá reduzir o preço médio do diesel em suas refinarias em 4,6%, fixando-o em R$ 3,55 por litro, a partir de 1º de abril. O movimento, anunciado pela presidente da estatal, Magda Chambriard, marca o primeiro ajuste para baixo no valor do combustível desde dezembro de 2023.
Essa redução ocorre quase dois meses após a empresa ter aumentado o preço do diesel em 6%, no dia 1º de fevereiro. Antes desse reajuste, a Petrobras havia mantido os preços estáveis por mais de um ano, sem alterações no valor do combustível mais utilizado no Brasil.
A diminuição do preço ocorre após os valores da Petrobras terem se mantido, durante grande parte de março, acima da paridade de importação (PPI), conforme cálculos da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), o que incentivou importações por empresas privadas.
“O preço não é um problema para nós. Revisamos os valores a cada 15 dias. Se for necessário aumentar, aumentamos, e se precisar baixar, baixamos”, afirmou Chambriard durante um evento com o BNDES sobre créditos de carbono.
Ela ainda ressaltou que a política de “abrasileiramento” dos preços dos combustíveis traz uma economia significativa para a população brasileira.